Skip to main content
ComunicaçãoGigantes da PublicidadePublicidadeVariedades

Gigantes da Publicidade – David Ogilvy

By 08/07/2013julho 10th, 2013One Comment

Gigantes da Publicidade

David Ogilvy é o publicitário da série Gigantes da Publicidade de hoje. Ele é conhecido como o pai da publicidade moderna, foi um dos pioneiros da comunicação e fundador da agência Ogilvy and Mather. David Ogilvy mostrou que o trabalho de um publicitário vai além de sacadas divertidas com cunho mercadológico. Reza a lenda que, um belo dia, a caminho de sua agência em Nova York, Ogilvy notou um morador de rua com uma placa de papelão improvisada, pendurada no pescoço, e uma lata de alumínio na mão.

 

A placa dizia “Eu sou cego” e a lata estava completamente vazia. Pensando nisso, David pediu ao morador de rua para fazer uma sútil alteração em seu pedaço de papelão, alterando a atual frase para “É primavera e eu não posso ver”. Mais tarde, no mesmo dia, voltando para casa, passou novamente pelo mendigo e pode perceber que a lata de alumínio, uma vez vazia, estava agora cheia de doações.

 

Atitudes como esta acima inspiram jovens publicitários até hoje, como os alunos de Complot, escola de criativos, com o projeto “Dreaming the Same”, que visa intervir e potencializar a comunicação dos moradores de rua, a fim de aumentar a visibilidade das condições precárias que essas pessoas vivem e, consequentemente, suas arrecadações.

 

Ogilvy mostrou que simples ideias podem se tornar grandes estratégias promocionais e, principalmente, que a comunicação precisa ser útil e interessante sem insultar a inteligência do target. Justificando assim, o sucesso da Ogilvy and Mather, que, norteada por esses ideais, se tornou uma das maiores potências mundiais em publicidade com 450 escritórios em 128 países.

 

Gigantes da Publicidade

 

 

Durante sua vida profissional, o Gigante da publicidade criou campanhas icônicas através de técnicas em redação completamente inovadoras, como a da Schweppes, da shell, da Rolls Royce, campanhas governamentais para os Estados Unidos, Inglaterra e Porto Rico, dentre outras. Escreveu, também, dois livros que foram bestseller’s internacionais sobre suas experiências que norteiam a administração de grandes organizações até hoje: “Confessions of an Advertising Man” (1963); “Ogilvy on Advertising” (1983). E para encerrar o post sobre David Ogilvy, nada melhor que usar uma de suas próprias frases: “mantenha em mente que o consumidor não é um idiota. É sua esposa. Não subestime sua inteligência”.

 

Por Gabriel Zanganelli