Skip to main content
DesignSem CategoriaTecnologiaVariedades

Muitos iPhones, Poucas Novidades

By 12/09/2013setembro 18th, 2013No Comments

No dia 10/09, a Apple impactou o mundo todo com mais um evento de apresentação do que é atualmente o principal produto da marca, o iPhone. De alguns anos pra cá, boa parte do conteúdo que é anunciado nesses eventos tem vazado, e esse ano não foi diferente: muita coisa saiu antes da hora.

 

Iphone

 

A primeira coisa a vazar foi a informação que a Apple lançaria uma nova linha de iPhones, de baixo custo. A linha, chamada de iPhone 5C, perdeu o design refinado de vidro e alumínio pra dar lugar a uma corpo de plástico colorido. E é colorido mesmo: foram lançados, pela primeira vez desde o lançamento do primeiro iPhone, aparelhos de cores não-monocromáticas. É algo inédito: a partir de hoje, existirão iPhones verdes, azuis, amarelos e rosas. É algo que com certeza vai gerar polêmica, porque a escolha das cores parece ter sido inspirada na controversa paleta do iOS 7, que desagradou muitos designers pelo mundo.

 

A paleta é bem diferente das cores utilizadas antes pela apple em seus iPods, e se torna bem chamativa e juvenil. Apesar do baixo custo, a surpresa é que por dentro o iPhone 5c é idêntico ao iPhone 5, com toda a tecnologia de processamento igual, câmera de ótima qualidade e tela retina. Tudo isso por um preço menor, mas com design diferente. Todos vem com iOS 7 de fábrica. Só não é certo se a diminuição do valor será repassada ao consumidor brasileiro. Além disso, a Apple lançou uma linha de capas especiais para esse novo iPhone, que também são coloridas e tem um design bem específico, com círculos na parte inferior pra mostrar a cor original do aparelho, o que deixa a mistura de cores bem exótica.

 

Iphone

 

O outro grande anúncio do dia foi o iPhone 5S, que tem o design idêntico ao iPhone 5, exceto por algumas pequenas mudanças. Agora, além dos modelos prata e preto, existe o modelo dourado ou champanhe (informação que também tinha vazado). Além disso, o botão home ganhou um anel metálico ao seu redor, que anuncia a maior novidade dessa geração de smartphones: reconhecimento de digitais. O objetivo da empresa é tornar a vida do consumidor mais prática substituindo as senhas numéricas pela impressão digital do usuário. Assim, ao invés de digitar números para desbloquear o celular ou fazer compras pelo aparelho, só será preciso colocar o dedo no sensor. Esse, provavelmente o maior trunfo do iPhone 5S, só vazou alguns dias antes do evento, o que não tirou o brilho do anúncio da nova função.

 

Iphone

 

Iphone

 

O outro ponto alto desse aparelho é seu chip de 64 bits. É o primeiro aparelho celular da história com um chip dessa tecnologia, o que aproxima cada vez mais os smartphones dos computadores. A velocida é o dobro do iPhone 5 e 56x maior que a do iPhone original.

 

Iphone

 

Além disso, aconteceu o natural de todo iPhone que é lançado: evoluções de tecnologias já existentes. A Apple implantou um novo chip, A7, e um novo processador, M7, mais rápidos e eficientes. A câmera ganhou um novo flash, com compensação de cor, para deixar as fotos com iluminação mais real. Além disso o sensor passou a ser melhor utilizado, com maiores pixeis nas fotos, o que resultou em fotos mais nítidas e menos tremidas. O celular agora filma em Ultra Slow, com 120 frames por segundo, e tira mais de 10 fotos por segundo.

 

Iphone

 

Além disso, os aplicativos do iWork, o pacote da Apple que concorre com o Office da microsoft, agora passa a ser gratuito para todos os dispositivos com iOS, sejam eles iPhones, iPads, iPods ou MacBooks. Os novos produtos entram em pré-venda nos EUA dia 13/09 e já estarão à venda em vários países a partir do dia 20 deste mês (o Brasil, como sempre, não está na lista). A previsão é que até dezembro os produtos já tenham chegado em terras tupiniquins. O resumo da ópera é que a Apple parece estar querendo absorver uma fatia de mercado que perdeu para os dispositivos com Android, que geralmente têm um preço mais acessível. Além disso, a nova opção dourada parece ser direcionada às consumidoras, pois já está fazendo sucesso entre o sexo feminino nas redes sociais. As poucas novas funcionalidades e o design controverso do iPhone 5C podem ser interpretados como a empresa investindo mais em marketing e deixando suas principais surpresas de design e tecnologia para a próxima geração de aparelhos.

 

E você, o que acha?

 

Por Spartakus Santiago