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Emojis até na publicidade

By 15/07/2015julho 16th, 2015No Comments

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Por definição, a linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais, etc. Com o advento das novas tecnologias, a comunicação seguiu por novos caminhos na era digital. O surgimento dos emojis na linguagem escrita trouxe uma nova forma de se expressar e tem substituído por muitas vezes o uso de palavras. Perante essa tendência, marcas e agências estão buscando interpretar e utilizar essa linguagem na relação com seu público alvo. É o uso dos emojis ultrapassando o limite das conversas pessoais e criando um ponto de contato com a publicidade – o que muitas marcas já estão fazendo muito bem.

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Um dos primeiros a apostar nas famosas carinhas foi o Itaú. Com uma campanha criada pela Africa, utilizou além dos emojis, trilhas customizadas como estratégia para fortalecer sua imagem digital. “O Itaú foi a primeira marca a usar uma música digital e a criar um ícone que simbolizou uma nova era, o ‘i digital’. Agora a ideia é dar mais um passo para aproximar-se e humanizar ainda mais o banco, e os emoticons são perfeitos para inserir o Itaú nessa nova conversa que hoje é a cara do meio digital”, contextualiza Nizan Guanaes, sócio fundador do Grupo ABC.

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Com o primeiro registro de endereço virtual feito por meio de um emoji, a Coca-Cola também embarcou na tendência. A URL  www.:D.ws só pode ser acessada via dispositivos móveis e faz parte da campanha da marca, feita em Porto Rico, que tem por objetivo reforçar a relação de felicidade e aproximar-se dos consumidores jovens.

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Já a famosa pizzaria Domino’s criou uma inusitada forma de atender o pedido de seus clientes: eles podem solicitar uma pizza por meio de emojis no Twitter. O recurso está disponível desde o final de maio e o CEO da rede de pizzaria afirmou que pretende ficar de olho nas demais redes sociais – Facebook e Instagram – para alcançar mais clientes. A campanha recebeu o Grand Prix Titanium em junho no Cannes Lions.

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Para promover o plano Controle WhatsApp, a TIM lançou uma campanha, criada pela WMcCann, transformando seus garotos propagandas Rodrigo Lombardi e Dani Suzuki em emojis. Os atores e suas versões falam das novidades do plano como se estivessem dentro do aplicativo: “Com o Controle WhatsApp não saio mais daqui”, diz o desenho da atriz em conversa com Lombardi.

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“Palavras por si só não podem descrever o novo Chevrolet Cruze 2016 e, de modo a celebrar seu próximo lançamento, a assessoria de imprensa está usando emojis, pequenas imagens digitais emocionalmente expressivas e ícones na comunicação eletrônica. Experimente decodificar esta notícia ou assista o lançamento nesta quarta-feira”. Com este comunicado a Chevrolet apresentou no mês passado o lançamento do novo Cruze, em uma clara estratégia de aproximar-se do público jovem dos EUA, já que o sedã médio, pelo menos lá, tem os jovens como público alvo.

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Para a publicidade os emojis trazem uma incrível vantagem: eles podem ser facilmente compreendidos pelas pessoas mesmo que elas não falem a mesma língua, fazendo com que as campanhas impactem um maior número de consumidores.  Entretanto, essa nova linguagem, por meio de pequenos ícones, não extinguirá a língua escrita como estamos habituados. Ela deve ser encarada como um recurso em alguns casos e ferramenta de aproximação em outros. A linguagem é um elemento cultural e está em perene mudança. Cabe a nós observar e nos adequar ao que está por vir, não é mesmo?

 

Por Luana Queiroz