Skip to main content
Advertising

Uma lata amassada no meio do roteiro

Product Placement é uma prática que é bastante comum e utilizada há muito tempo na tv e no cinema no exterior. Se trata de uma inserção de um produto “dentro” do cenário e que, normalmente, o personagem interage. Essas inserções são sutis, de modo que o telespectador tenha menor rejeição à publicidade. Entretanto, aqui no Brasil essa estratégia ainda não é tão bem explorada, e as vezes pode ocorrer um buzz diferente do que fora pensado. Foi o caso da inserção da Coca-Cola nos últimos capítulos da novela Império, na TV Globo.

A cena é clássica do imaginário novelístico brasileiro: o irmão mais velho, querendo se vingar do pai, sequestra a irmã bastarda para tentar extorquir o dinheiro da família. Momentos antes de cometer o crime, no entanto, José Pedro – personagem interpretado por Caio Blat – diz como que pensado alto: “Estou ansioso. Fiquei até com a boca seca. Adeus, bastarda”. Logo após abre uma latinha de coca coincidentemente com o nome “Pedro” escrito. Mais a frente, seu comparsa ainda joga lata na rua. Entretanto, a bebida tem um papel fundamental na trama, ao impedir a morte do protagonista.

O feedback nas redes sociais não foram, digamos, o esperado. Muitas pessoas criticaram a forma que a marca foi introduzida na história, principalmente pelo fato da marca sempre se posicionar à felicidade, contrapondo-se com a inserção no vilão da história.

imagem 1

A utilização dos vilões, contudo, é uma prática que está crescendo no entretenimento. Em muitos filmes e programas de tv são os antagonistas que tem um papel destacado, como no caso do Coringa em “Batman”, Walter White em “Breaking Bad”, Loki em “Os Vingadores” e até um filme sobre uma vilã: “Malévola”. No caso de Breaking Bad, existe até mesmo ações da própria Coca Cola com o anti-herói.

imagem2

Por o público brasileiro estar ainda preso na dicotomia mocinho-bandido, o anúncio foi negativamente recebido pela sociedade, já que o vilão toma um gole de coca-cola momentos antes de cometer um sequestro – com a própria irmã! Nem mesmo o fato da latinha ter sido determinante para o desfecho da novela foi salvo. Abaixo, alguns exemplos da recepção nas redes sociais

imagem3

 

 

Por Bernardo Muniz