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Variedades

Você sabe o que é glocalização?

By 06/07/2015julho 15th, 2015No Comments

Vivemos em um mundo globalizado. Podemos saber o que acontece em qualquer parte do mundo com apenas um clique, interagir com culturas diferentes e até fazer compras em outro continente sem sair de casa. Toda essa interatividade acaba tendo uma consequência: o Brasil, apesar de ser um país importante para o mercado mundial, recebe muitas propagandas “enlatadas”. Algumas marcas utilizam o mesmo comercial para várias partes do mundo, e isso quer dizer que elas não sabem o que é glocalização.

O conceito é antigo, lá da década de 1980. Glocalização é a junção das palavras global + local, e significa que as empresas precisam pensar em escala global, entretanto, precisam adaptar-se à cultura de cada país para evitar constrangimentos culturais e se aproximar mais efetivamente do público de cada região. Por exemplo, um comercial em que uma pessoa faça um sinal de “ok” com a mão nunca poderia ser veiculado na Turquia. É um insulto grave, equivalente ao “dedo do meio” para nós. Por causa de detalhes como este as marcas precisam se adequar aos costumes de cada mercado consumidor e se comunicar com eles também.

Um case que causou buzz na internet e que mostra um exemplo de glocalização foi a página brasileira da série House of Cards, onde o ator Michael Kelly se dirige especificamente para o público brasileiro, falando sobre spoilers. A página ainda gravou uma série de outros vídeos curtos só para responder aos comentários. Uma ideia muito boa, e que mostra como um simples vídeo pode gerar tanto engajamento.

Outro case que acaba de sair do forno é o da parceria entre o filme Pixels, estrelado por Adam Sandler, e a Turma da Mônica. Com o objetivo de promover o longa, cujo tema são video-games e cultura pop, o comediante participa de um vídeo em que ele conversa sobre o filme com a própria Mônica, lá no Bairro do Limoeiro. Além do vídeo, a Maurício de Souza Produções preparou uma série de itens, desde jogos online até uma linha de produtos assinada pela Tok&Stok relacionando os produtos.

Até a Ogilvy, uma empresa americana, abriu um escritório na Arábia Saudita, a primeira agência multinacional voltada para os países árabes. Isso mostra que as empresas devem sempre tentar se comunicar com seus clientes. Melhor ainda se for no mesmo sotaque, né, mermão?

 

Por Bernardo Muniz