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Variedades

5 ações de sucesso do Marketing de Guerrilha

Surgido por volta dos anos 70, numa época em que as principais técnicas publicitárias usadas estavam sendo consideradas ineficazes, o marketing de guerrilha apareceu como uma saída para inovar a Publicidade. O criador do conceito foi Jay Conrad Levinson, que lançou o livro: O marketing de Guerrilha, em 1982.

Caracterizando-se por uma forma de abordagem não convencional, com ações nas ruas e a não utilização das mídias comuns, essa ferramenta do marketing divulga o produto de forma surpreendente e impactante, fazendo sucesso entre os consumidores, garantindo grande visibilidade para a marca e muitas vezes gerando mídia espontânea.

O grande diferencial do Marketing de Guerrilha é a forma inusitada de fazer uma propaganda, que desperta a curiosidade e o interesse do público, muitas vezes sem este imaginar que se trata de uma ação publicitária.

Como nessa ação do canal de TV  TNT, feita em abril de 2012, que se tornou um dos vídeos mais compartilhados na época. Um botão foi colocado no meio de uma praça em Flanders, na Bélgica, com uma cartaz em forma de seta dizendo: “Aperte para adicionar o drama”. A situação inesperada gerou muita curiosidade nas pessoas que passavam e quando finalmente alguém apertou o botão a ação se desenrolou de forma surpreendente, deixando as pessoas impressionadas.

Nesta ação, representantes da fabricante de automóveis Nissan percorreram as ruas da cidade de Dusseldorf, na Alemanha,  e colaram adesivos do Nissan GT-R, lançamento da empresa na época, no vidro de carros da marca Porsche, sua principal concorrente. Os adesivos davam aos motoristas a impressão de que o carro Nissan estava à frente de seus Porsches e continham a mensagem: “Gostaria de ver de outra perspectiva?”, convidando-os para um test-drive.

Já esta guerrilha feita pela Unicef, passava uma mensagem menos mercadológica. Para conscientizar as pessoas sobre a realidade precária do abastecimento de água em algumas partes do mundo, eles engarrafaram a água suja que  costuma ser consumida nesses lugares e tentaram vendê-la na cidade de Nova York.

Outra ação, muito interessante e eficaz da marca Post-it. Buscando atrair a atenção de estudantes, um público no qual não tinha muita influência, a marca colocou um letreiro com a frase: Devolver o livro de inglês, escrita com letras feitas de gelo, na frente de uma universidade do Peru. A ação reforçou a ideia, de que assim como o gelo, a memória pode ser frágil e, portanto, os papéis adesivos da Post-it se tornam de grande utilidade.


E por último, uma ação da  empresa de fast-food Mc Donald’s, que para informar o público que sua rede funciona 24 horas, fez um outdoor cuja mensagem só ficava visível a noite.

Por: Mayara Pereira