Skip to main content
DesignInfográficoVariedades

A evolução dos logotipos olímpicos – De Atenas 1896 ao Rio 2016

Os Jogos Olímpicos de Londres já se encerraram, porém, as lições de design que podemos retirar dessa e das demais olimpíadas ainda estão vivas e longe de terminarem.
Você já reparou nos logotipos criados especialmente para as Olímpiadas?
Pois é, através deles podemos ver a evolução do design no decorrer das décadas.

Desde o surgimento dos Jogos Olímpicos são usadas imagens para despertar o interesse do público e auxiliar na divulgação do evento, mas podemos notar algumas diferenças entre elas, de acordo com o período.
Em sua primeira edição em 1896, os Jogos Olímpicos modernos ainda não contavam com logotipos sintéticos e objetivos, as primeiras imagens eram ilustrações no formato de cartazes retangulares. Em 1924 as molduras somem e, a partir de 1928 esse modelo de divulgação é substituído, e dá espaço a utilização de logotipos modernos, esses que agregam inúmeros valores e informações de maneira sucinta.

Confira no infográfico abaixo a evolução dos logos olímpicos:

Em 2016 as Olímpiadas serão no Rio de Janeiro e, claro, a marca oficial dos Jogos Olímpicos que irão rolar por aqui já foi lançada, assim como a dos jogos paraolímpicos RIO 2016; ambos criados pela “Tátil Design de ideias” e que traduzem a “simpatia carioca” e reforçam o “desejo de união”.
O logotipo dos jogos olímpicos RIO 2016, inclusive, rendeu a Tátil o título na categoria: Mídia Impressa, no “ If Communication Design Award 2012”,  uma espécie de Oscar do design mundial. Além de te sido premiada, a marca dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro também esteve sob a suspeita de um possível plágio, já que os três elementos, de mãos dadas e dançando se assemelham aos contidos no logotipo da Telluride Foundation.

Polêmicas e prêmios à parte, qual dos logotipos olímpicos vocês preferem?

Fonte do Infográfico: Exame.com

por Paula Isabelle