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A propaganda interativa

Todo mundo sabe que, hoje em dia, um espaço na mídia para descrever um produto muitas vezes não é suficiente. Televisão, rádio e todos os outros meios de comunicação estão abarrotados de propagandas. E, neste cenário, o grande desafio é fazer com que a sua não se perca em meio a tantas outras. Para destacar seus produtos ante aos consumidores, muitas marcas fazem uso da propaganda interativa.

A propaganda interativa é aquela que busca fazer com que consumidor tenha uma opinião e cria condições para que ele possa compartilhar esta sua experiência, com o propósito de  estimular a ação do público sobre o anúncio através de uma experiência diferenciada.

A interatividade pode envolver qualquer coisa que o consumidor faça proativamente e, a partir daí, a mensagem passa a não ser mais só um anúncio de convencimento para permitir ao consumidor a possibilidade de reagir à comunicação que é dirigida a ele, seja numa resposta para a própria marca ou para outras pessoas que o consumidor achar conveniente compartilhar.

Atualmente, as principais ações de propaganda interativa acontecem na Internet: ao abrir a página, o usuário é convidado a participar da ação.  Os tablets também funcionam bem com este tipo de experiência. Contudo, Para ser interativo, o anúncio não precisa estar necessariamente ligado às mídias digitais. Basta que ele convide a fazer alguma coisa com ele.

A propaganda interativa tem se mostrado mais eficaz para que a tradicional para gerar percepção de marca e intenção de compra ou uso. Além disso, ela ajuda a aumentar a intenção de compra entre os consumidores que já têm alta percepção da marca e a taxa de conversão das audiências-alvo.

A tabela abaixo, disponível no site da revista Meio e Mensagem, faz uma pequena comparação entre a propaganda tradicional e a interativa:

Média das respostas
aos diferentes formatos (%)
Interativo Tradicional
Maior percepção de marca 4,8 4,0
Maior percepção da propaganda online 11,7 9,8
Associação com a mensagem 10,4 5,3
Disposição favorável à marca 4,2 1,9
Intenção de compra 4,5 1,6
Curtiu? Abaixo você confere alguns exemplos de propaganda interativa:
Ação do Bradesco com Marcelo Adnet:
Nationa Geographic – Realidade aumentada:

Ação da Lynux (Axe) em Londres:

Por: Larissa Gabrielle