Skip to main content
AdvertisingCasesPublicidadeTecnologia

Um Carnaval tecnológico

By 27/02/2014março 8th, 2014No Comments

O carnaval é, sem dúvida alguma, um dos maiores eventos do país para a divulgação de grandes marcas, principalmente as de cerveja (por motivos óbvios) através de ações, camarotes e os clássicos comerciais, pois reúnem a atenção de grande parte da população e de estrangeiros: o evento se torna o foco das atenções por pelo menos 4 dias.

 

As novidades vêm surgindo nos últimos anos no âmbito da tecnologia, não só por parte das escolas de samba que a cada ano investem milhões em formas de impressionar o público e os jurados, como também através dos aplicativos para celular que possibilitam maior interação entre foliões e escolas de samba, blocos e etc. Alguns exemplos disso são os apps Carnaval Band Folia, Blocos Rio 2014, Onde está meu trio?  e Carnaval 2014  d’O Globo, que  facilitam a vida de quem quer curtir o carnaval do Rio, Salvador e São Paulo.

 

Mas o buzz desse ano ficou por conta do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis que entrará na Avenida com o enredo “O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira”, contando a história da comunicação e de ninguém menos do que Boni, o ex-vice-presidente da Rede Globo.

 

A comunicação em xeque; a importante contribuição de civilizações antigas; a inspiração e a influência dos deuses das artes e da comunicação; o desdobramento da revolução tecnológica, o fomento da tecnologia da informação e a chegada dos chamados Tempos Modernos; a história e a relevância de diferentes meios de comunicação: telefone, imprensa, rádio, cinema, televisão, publicidade, propaganda e internet; a trajetória de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho; sua origem espanhola e suas principais paixões: gastronomia, medicina e carnaval; o mago Boni, expert em multimídia e referência em alto padrão de qualidade.

 

boni

 

O aplicativo, além de ter as funções básicas de semelhantes já existentes, como horário dos desfiles e informações técnicas sobre a escola, conta com o roteiro completo do desfile para que os espectadores que estão no Sambódromo possam ter o mesmo entendimento de quem está assistindo pela TV, além da letra e áudio do samba-enredo, agenda de ensaios entre outras coisas. E o principal, a sintonia entre a Beija-Flor e o público ficará completa através da seção “Mande um beijo para a Beija” em que, direto da Sapucaí, o público poderá enviar sua foto que aparecerá em um dos carros da agremiação. Inovador, não é?

 

 

Comunicação é comunicação. Fora essas telas e os totens, há um cubo onde vamos projetar as fotografias online. Se você postar a fotografia na internet, nós temos um sistema que detecta em qual setor você está na avenida. Quando esse carro estiver passando por seu setor, sua fotografia será exibida. — Boni, em entrevista concedida ao portal iG.

 

Entre críticas de oportunismo e um gasto de, no mínimo, R$15 milhões de reais, a escola vem mostrando que carnaval combina com tecnologia sim e que pode fazer publicidade através dela mesma.

 

Por Veriza Duca