Skip to main content
PublicidadeVariedades

Dumb ways to die in Rio

By 03/07/2013julho 8th, 2013No Comments

O vídeo com mais de 50 milhões de views feito pelos publicitários da McCann Melburn para o Metro Trains em novembro do ano passado não é só mais um viral, se tornou um game para Iphone e Ipad. E além das inúmeras paródias (incluindo “The Walking Dumb”[ http://www.youtube.com/watch?v=xPbVR6TgO28]) da campanha encontradas no YouTube, ganhou destaque essa semana a feita no Brasil: Dumb Ways to die in Rio (Maneiras estúpidas de morrer no Rio).

 

dumb ways to die in rio

A princípio a campanha foi desenvolvida para evitar os acidentes ferroviários na Austrália, como comentou Jhon Mescall, diretor da McCann no país: “ O objetivo da campanha é engajar um público que não quer ouvir falar sobre mensagens de segurança, e pensamos que mostrar formas estúpidas de morrer resolverá o problema”. E após se tornar viral as opiniões a cerca do vídeo vão de “engraçado”, “criativo”, “incrível” ou simplesmente “estúpido”.

 

dumb ways to die in rio

Através de um cenário quase infantil, com bonequinhos divertidos e coloridos, “Dumb Ways to Die”, em versão vídeo, site, game e tumblr, mostra maneiras de morrer que vão desde atear fogo no  próprio cabelo ou vender seus rins na internet até ficar sobre a borda de uma estação de trem. Enxergando pelo lado do humor ou de exagero (e até mau gosto), o fato é que a campanha faturou nada menos do que 5 Grand Prix no Festival de Cannes desse ano, além do sucesso, é claro.

 

dumb ways to die in rio

 

A versão brasileira já está rendendo comentários nas redes sócias, com um toque e tanto de crítica à Cidade Maravilhosa, como acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, a precária condição dos hospitais ou das ruas, ou até a infeliz e corriqueira violência da capital. Coincidência ou não, em tempos de inquietude social, a realidade é questionada mesmo que em tom de brincadeira.

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=OVOQU041u6Q]

 

Se “Dumb Ways to Die” vão deixar os usuários do metrô de Melbourne ou os habitantes do Rio de Janeiro mais conscientes, não sabemos, mas, mais uma vez, a publicidade vem brincando de falar assuntos sérios.

 

dumb ways to die in rio

 

Por Veriza Duca