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E que seja eterno enquanto dure…

No dia 15 de setembro comemora-se o Dia do Cliente. Sim! Sim! Eles também tem um dia em sua homenagem. Então, resolvemos criar um post sobre a intensa relação entre cliente e agência, que mais parece um casamento . E num casamento nem sempre tudo são flores, não é mesmo? Mas como melhorar esse relacionamento? Montamos um manual de convivência para o casal, ops, cliente e agência.Início : A conquista

Como em um início de paquera, é preciso cativar a pessoa desejada, no caso, o cliente desejado. Mostrar o portfólio da agência, oferecer soluções criativas para os problemas dos clientes, ter uma boa comunicação e apresentação é essencial. É muito importante também que os valores tanto da empresa quanto da agência sejam os mesmos. A Johnson provavelmente nunca será cliente da Biruta.

O que fazer: Os profissionais da agência devem ser receptivos, respeitosos, e de confiança. Preparar uma boa apresentação e um bom portfólio. E se houver disputa pelo cliente por duas ou mais agências, empenhe-se em oferecer uma solução criativa para solucionar o problema do cliente.

O que não fazer: Não pesquisar antes sobre a história da empresa desejada, não se atualizar sobre o mercado que diz respeito ao produto/serviço do cliente, e não preparar uma boa apresentação.

O namoro

Nessa fase inicial de namoro, o casal costuma mostrar suas qualidades um para o outro, são dinâmicos e gentis. Ou seja, voltando para a realidade agência-cliente, depois da conquista e garantido que a empresa não irá procurar outra agência é necessário manter um bom relacionamento.

O que fazer: O atendimento da agência deve observar, ouvir atentamente o cliente e tirar todas as dúvidas possíveis para que possa colher o máximo de informações para ter um briefing completo em mãos. Mostrar-se interessado realmente no problema do cliente e empenhar-se para resolvê-lo. Já o cliente deve fornecer todas as informações necessárias para a eficácia da campanha.

O que não fazer: O atendimento não demonstrar interesse ao que o cliente fala, não tirar todas as dúvidas ao passo que quando o trabalho sai o cliente desaprova.

Descobrindo os defeitos um do outro

Agora que vocês já estão há um tempo se relacionando, os defeitos começam a aparecer. “Cliente pão-duro!” “Esse cliente não entende nada de arte e quer dar palpite” e “Minha logo só aparece nesse cantinho aqui? Aumenta a logo!”. Já ouvimos muito essas frases, não é verdade? Para superar essa fase precisa-se de foco, confiança na escolha da agência e acima de tudo, respeito simultâneo.

O que fazer: Procure conversar e entender o ponto de vista do cliente. Explique com mais clareza, faça-o entender que aquela proposta irá lhe trazer grande rentabilidade. Por mais que o cliente seja intolerante, ele só precisa ser convencido, e não é de forma mal-educada e cheia de acusações que você conseguirá isso né?!

O que não fazer: Muitas vezes as reclamações dos clientes são por modificações que não alteram em nada a essência da peça, são apenas detalhes. Então, atenção clientes, não extrapolem na hora da avaliação de alguma peça.  Além disso, é importante seguir os prazos, a desordem com isso também acaba desgastando a relação e é um dos motivos para as agências perderem contas.

Fora de Sintonia

É, vocês não conseguiram lidar com os defeitos um do outro, ou apenas apareceu outra opção de agência, que a determinado ponto de vista parece ser melhor. Fim do casamento. ‘Game Over’!

Entendendo sobre Relacionamento

Ainda há esperança. Sim, vocês já conheceram um o defeito do outro, mas procuraram se relacionar bem, dialogar de maneira educada e inteligente, mantendo o nível de produtividade. Agora, como manter o relacionamento vivo e sem cair na rotina?

O que fazer: Primeiramente, ambos devem reconhecer seus próprios erros e acertos. Se uma campanha deu errado, o ideal é encontrar o erro e evitar que ele se repita. Para evitar a rotina, o cliente deve oferecer constantemente desafios as agências e, além disso, dedicação, empenho, e soluções criativas nunca são demais!

O que não fazer: Ansiedade por resultados não é bom para ambos os lados. Se o trabalho foi bem feito, espere, o sucesso virá a caminho.

É, como na vida de um casal, a relação entre cliente e agência também passa por altos e baixos. Confiança, bom diálogo, empenho, e resultados são responsáveis por uma união duradoura.

por Larissa Barreto