Skip to main content
TecnologiaVariedades

Efeito Matrix com Pinholes

By 05/07/2013julho 8th, 2013No Comments

Exigência básica de qualquer anunciante, além da criatividade, é uma produção bem estruturada e de qualidade dos filmes publicitários. Atualmente, com o avanço da tecnologia torna-se possível obter resultados fantásticos e com baixos custos. No entanto, o efeito bullet time, chamado popularmente de Efeito Matrix, usado em diversos filmes do cinema mundial, é o sonho dos cineastas amadores há anos. A novidade do momento é o Efeito Matrix com Pinholes, veja só como foi.

Os caras do We are Bison genialmente reproduziram a técnica usando 625 câmeras pinhole. Posicionadas estrategicamente, as máquinas fotográficas geraram um efeito final inacreditável. Confira o clipe da banda London Grammar “Wasting My Young Years” e descubra o resultado:

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=pkeDBwsIaZw]

 

Aprenda mais…

Lançado em 1999, através do filme Matrix, o efeito bullet time consiste na técnica de filmar um personagem em movimento congelado no ar de vários ângulos diferentes. Ou seja, uma câmera gira em torno de alguém parado no ar, enquanto o espectador consegue acompanhar a movimentação completa.

 

Efeito Matrix com Pinhole

 

O conceito se popularizou. Diversos remakes, paródias e tutoriais foram divulgados no Youtube ensinando o efeito. Porém apenas câmeras digitais, como GoPro, Canon 5D e DSRL, tinham sido utilizadas. O máximo, antes conseguido, era o bullet time com polaroids e toycameras lomográficas.

 

A novidade foi por conta da escolha da pinhole, máquina fotográfica artesanal que não possui lente. Sendo assim, a luz entra por meio de um pequeno furo e, cria a imagem que é capturada e composta. Uma tira gigantesca de filme de 135mm preto e branco foi usada em tal produção. Enquanto ocorria a exposição, os dançarinos e músicos da banda realizavam movimentos no ar – Mais uma vez, o analógico e digital se encontram!

 

O making of consegue reproduzir o trabalho magnífico dos criadores do clipe:

 

[vimeo=http://vimeo.com/66229810]

 

Resta esperar para ver os filmes publicitários reproduzindo o Efeito Matrix.

 

Por Mateus Queiroz