Skip to main content
EntrevistasVitamina

Entrevista com Bruno Altieri

O Vitamina teve o prazer de conversar com Bruno Altieri, carioca, publicitário e Gerente de Planejamento da Quê Comunicação. Ele nos conta um pouco sobre sua carreira, fala sobre planejamento e ainda dá dicas para os que estão entrando agora no mercado. Não deixe de conferir esta entrevista na íntegra!

VITAMINA: Conte-nos um pouco sobre sua carreira. Como você começou, por quais agências já passou e há quanto tempo está no mercado?

BRUNO: Sou carioca e sempre trabalhei no Rio de Janeiro. Comecei na McCann (hoje WMcCann) em 2005, como estagiário já em planejamento, através de uma parceria da UFRJ com a agência. Eu e alguns alunos realizamos um trabalho em conjunto com eles e, ao final, fui escolhido para ficar lá. Tive uma ótima formação, um tempo depois virei assistente e de lá fui para a JWT. Acabei, ironicamente, voltando para a McCann anos depois como supervisor e hoje sou gerente na Quê, já há dois anos.

V: Poderia citar alguns cases nos quais você teve o prazer de ter participado?

B: Já trabalhei com diversos clientes, como Shell, Nestlé, L’Oréal e Tim. Na McCann trabalhei principalmente com Coca-Cola, tendo participado de perto do case Você é essa Coca-Cola Toda, com o Gustavo Otto como meu diretor, e do Coletivo Coca-Cola, um case social bem legal. Hoje, na Quê, além de atender bem meus clientes (como, por exemplo, a Petrobras), tenho orgulho de estar diretamente envolvido em um grande projeto chamado Riologia. Ele é um produto contínuo da Quê em parceria com o instituto Casa 7 que estuda novos perfis de cariocas, e me faz estar em contato com um conteúdo único, bastante inovador. Quem quiser saber mais é só entrar em www.riologia.com.br.

V: Muitos acreditam que a área de planejamento é a que mais cresce atualmente nas agências. Qual é a real importância do planejamento? Qual é o papel que o planejamento exerce dentro de uma agência?

B: Realmente cresce bastante, e fico feliz que no Rio de Janeiro esse movimento também esteja acontecendo. Se analisarmos friamente, nenhuma agência “precisa” de planejamento para fazer seu trabalho. Só que, aos poucos, foi sendo necessário um departamento mais próximo da inteligência, das pesquisas, do consumidor, das tendências, que direcionasse e embalasse melhor os briefs. O planejamento tem tempo para pesquisar, embasar-se e tem como obrigação melhorar o trabalho final. Para mim, um planejamento que funciona é aquele que, como uma faísca, consegue a partir dela provocar um verdadeiro incêndio criativo.

V: De forma geral, quais são os principais desafios que o planejamento vem enfrentado, na sua opinião?

B: O grande desafio é ter um papel relevante no trabalho final que seja construído desde o início do job. Muitas vezes, o planejamento é o “salvador da pátria”, defendendo um trabalho criativo já feito. Temos que cada vez mais conseguir gerar os conceitos e direcionamentos antes do pensamento criativo final, pois acredito que só assim estaremos ajudando de verdade. Mas isso só se consegue aos poucos, ganhando respeito dentro da agência e do cliente e, consequentemente, mais tempo para pensar, minimizando a ansiedade nociva de se concluir logo o job. Estamos muito próximos disso, eu acho, visto que a cadeira evoluiu bastante nos últimos anos. Começamos a entender melhor nosso papel.

V: Quais as principais características de um bom planner?

B: Planejamento se divide em três partes: busca de informações, insights e, por fim, a produção, ou seja, contar a história. Logo, um bom planner tem que ser bom nessas três fases do processo: ter boas referências e boas fontes; ter um ótimo senso crítico e inteligência analítica; e saber contar histórias, fazendo boas apresentações. Isso inclui saber falar bem e conhecer tudo sobre as ferramentas, como o PowerPoint ou Keynote.

V: Além de participar como colaborador em outros blogs, você foi o criador do blog Know or Never. De onde surgiu a ideia de criar um dicionário online de novidades e qual é o seu principal objetivo ao desenvolver um blog como este?

B: Tenho esse blog desde 2006, que me dá muito prazer de fazer. Nem sempre consigo atualizá-lo, mas a idéia é que ele sirva de um guia prático de novidades. Se saiu um termo novo, uma coisa nova, eu explico em poucas palavras, e aí vou construindo um repertório. Gosto muito de dar aulas, palestras e trocar o conhecimento que vou adquirindo diariamente de tão curioso que sou, e o blog é meio uma ferramenta para isso. A tecnologia acaba sendo seu principal assunto, não só porque tenho bastante interesse, mas também porque é o celeiro das principais mudanças no mundo.

V: Que conselhos você daria para quem está iniciando?

B: Eu não sei como conseguir um emprego em uma agência, pois tem vários caminhos de entrada (eu aconselho sempre o Clube do Futuro, do CCRJ, mas outra boa dica é conhecer cada vez mais pessoas). Mas uma vez lá dentro, o pior erro de quem consegue entrar é não encontrar o equilíbrio entre o “melhor eu não me intrometer pq sou só um estagiário” e “tenho que me mostrar o tempo todo”. Esses dois extremos são ruins, o ideal é encontrar o bom senso entre eles e se firmar como alguém que a agência não gostaria de perder. Daí, é só seguir firme e em frente.

Bruno, nós do Vitamina te desejamos muito sucesso sempre! 🙂

por Flávia Palacio