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Cobertura

FICE – 5° Festival Ibero-Americano de Publicidade e Marketing

By 07/11/2013janeiro 28th, 2014No Comments

Nos dias 5 e 6 de novembro aconteceu no Centro de Convenções Sulamérica do Rio o 5º Festival Ibero-Americano – FICE. O evento reuniu nomes brasileiros e internacionais da Publicidade e Marketing em um debate sobre interatividade, criatividade e estratégia por meio de palestras, fóruns e mostras comerciais.

 

FICE

 

O Vitamina esteve no evento. Que saber o que rolou de mais interessante?

Dentre os palestrantes de destaque, Raphael Abreu, Designer Coca-Cola Company na América Latina falou sobre o processo de desenvolvimento do Brand de produtos como Coca-Cola, Fanta e Coca Zero e de produtos regionais de vários países. Segundo ele, o segredo da marca é gerar valor através do Design para que todos os consumidores, de

diversas partes do Mundo, tenham a mesma experiência com a marca.

 

“We didn’t design a bottle.
We didn’t design a campain.
We didn’t design a website.
We designed a SYSTEM.”

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“O desenvolvimento sistêmico é a forma como a Coca-Cola pensa o design das suas marcas”, afirma Raphael.

 

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Junto a Raphael, Daniel Sousa, da Tátil Design também falaram sobre o processo de criação da identidade visual das Olimpíadas 2016. Segundo eles, foram meses de análise e construção de diversos logotipos, fontes e cores até chegar à identidade que transmitia o conceito da campanha: transmitir o espírito olímpico através da alma do povo carioca.

 

A equipe desenvolveu um estudo sobre os elementos presentes na cidade do Rio de Janeiro e no carioca. E assim desenvolveu “Os 4 Pilares Estratégicos”:  Espírito Olímpico, Natureza Exuberante, Energia Cativante e Diversidade Harmoniosa.

 

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A Tátil Design foi vencedora da eleição para o símbolo das Olimpíadas 2016, dentre várias agências, julgada pelo Comitê Olímpico Internacional em 2010.

O Diretor de Planejamento Estratégico e Mídia Social da DDB Latinoamérica, Juan Isaza mostrou as funções e importâncias do planejamento em uma campanha. Iniciou sua palestra questionando: “Para que quero um Planner?”.

 

Juan traçou o perfil atual do mercado e o destaque que os chamados “insights” têm ganhado. Segundo ele, antes dados e pesquisas eram somente números. Hoje são inspiração, e é isso que as companhias vêm buscando.

 

“Os insights nascem da complexidade do ser humano, não da complexidade da data” afirma Juan Isaza.

 

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Tony Coelho, Diretor da AMPRO Rio (Associação de Marketing Promocional), realizou uma divertida palestra sobre Live Marketing. Desconhecido por muitos, mas presente já há algum tempo na Comunicação através das ações promocionais, Tony fez uma retrospectiva para mostrar o contexto no qual o Live Marketing surgiu. Segundo ele, nos dias atuais, a diferença está em se comunicar diretamente com o Shopper e com o Consumidor, em um universo onde tudo é ao vivo, conectado e sensorial.

 

“Muitos ensinam a pensar fora da caixa. Mas ninguém se pergunta: que caixa é essa? Se essa caixa por acaso for o seu cliente, você tem que pensar junto dela.” Disse Tony no início de sua palestra.

 

O FICE promoveu também um Fórum de ideias entre algumas figuras ilustres das redes sociais: dentre eles Henrique Lopes, criador da Gina Indelicada e Jeferson Monteiro, criador da Dilma Bolada.

 

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O debate foi sobre como as Mídias Sociais podem transformar a imagem de um produto ou pessoa e como as marcas estão aproveitando esse potencial e buscando inserir essas novas mídias no seu plano de Relacionamento e Marketing. Além de contarem como surgiu a criativa ideia de associar o humor irônico do cotidiano a um produto/imagem tradicional e a reação das respectivas empresas. Segundo Jeferson, a Dilma Bolada, a Presidente e sua assessoria receberam de maneira positiva: “Algumas vezes ela (Dilma) interage com a página e até retwitta de sua conta oficial”.

 

O evento reuniu também outros nomes de destaque como Luis Menezes (Sócio-Diretor da agência chilena Peras com Manzanas), André Carvalhal (Gerente de Marketing da Farm) e Michel Lent (Diretor Geral Pereira e O’dell Brasil) e contou com um público de universitários, comunicadores e empresas do segmento.