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Obama 08, o novo marco da propaganda política

As eleições acabaram ou estão acabando em alguns lugares, e em ano eleitoral é certo convivermos com a boa e velha propaganda política – mais velha do que boa, eu diria. Muitos jingles parodiando músicas populares, santinhos distribuídos nas ruas, bizarrices como estratégia de marketing, slogans rimando frases com o número dos candidatos e todos esses clichês que existem desde que a eleição  no Brasil é eleição. Mas há algo de novo no ar. Alguns poucos candidatos têm mudado a forma de fazer propaganda em suas campanhas, criando identidades muito bem trabalhadas e eficientes para exporem as suas propostas.

Esse é um processo perceptível mas ainda recente, oriundo, possivelmente, da onda gerada pela campanha Obama 08; que funcionou como um divisor de águas para a propaganda política. Esta campanha fez com que, num curto período de tempo, um senador pouco conhecido do estado de Illinois conquistasse o cargo de presidente da república dos Estados Unidos da América, aclamado publicamente no mundo todo. Poderíamos ficar horas comentando sobre a qualidade de sua linguagem verbal, de sua estratégia de branding ou do uso das mídias e redes sociais mas vou me ater, nesse post, em um ponto específico utilizado por ela: o design.

Criar uma identidade visual para um político é bem diferente de criá-la para uma empresa, afinal, estamos falando de uma pessoa  que já possui ideais, personalidade e imagem prévia. No geral,  as campanhas políticas fazem pouca distinção entre os dois mas a da presidência de Obama fez. Posters diferenciados, comunicação visual impecável e adequação com o público alvo, ainda que ele compreendesse cada grupo da população norte americana.  A logomarca, por exemplo, assumia diferentes formatos visuais para atingir diferentes grupos de eleitores.

O vídeo a seguir é a primeira parte de um depoimento do o diretor de criação, Sol Sender, responsável pela logomarca. Nele, o criativo fala sobre o processo de brainstorm, o curto tempo para o desenvolvimento e a necessidade de inovar .  Ele compara, ainda, o logo escolhido com outras opções que disponibilizaram para os marketeiros da campanha de Obama e o estudo de outras  logomarcas políticas de outros candidatos.


por Igor Marinho