Skip to main content
DesignPublicidade

OS LOGOTIPOS E SEUS MISTÉRIOS

Muitas são as marcas que invadem nosso dia a dia. Elas conquistam nossa atenção, em grande parte, não só pela qualidade dos seus produtos, nem pelo reconhecimento e participação de mercado, mas pelos logotipos que suas empresas apresentam. O logotipo, forma como o nome da marca é representado graficamente, costuma auxiliar em sua expressividade, reforçando a imagem e personalidade da empresa. Mas, o mais interessante dos logotipos são as mensagens ocultas encontradas neles, que fazem das simples letras ou símbolos surgir os significados que representam os valores da marca.

Quando um logotipo é criado, há diversos tipos de inspirações em que o profissional pode basear-se para fazê-lo. Porém, melhor que ter ideias aleatórias, é ter todo um conhecimento da marca, do seu público, para passar de maneira eficaz e criativa a real imagem que a empresa busca fixar no mercado. Essas mensagens ocultas nos logotipos, por vezes, são facilmente visualizadas. Mas, em alguns casos, os logotipos precisam de uma espécie de tradução, por terem um sentido mais aprofundado.

Como o Vitamina UFF adora curiosidades, vamos mostrar alguns logotipos interessantes e seus sentidos. Conheça o que tem por trás da imagem de algumas marcas!

– Fórmula 1

No logotipo da Fórmula 1 o número “1” está representado entre a letra F e o símbolo em vermelho que denota velocidade.

– Amazon.com

No logotipo da Amazon.com a seta da letra “a” à letra “z” mostra que nesse site você encontra tudo de A à Z.

– Coffee Night

No logotipo da Coffee Night percebe-se dentro da xícara de café o formato de uma lua, ligado ao sentido de noite.

– FedEx

No logotipo da Fedex há um acrônimo do nome original da empresa, Federal Express. Além disso, entre as letras “E” e “x” há uma seta, transmitindo a ideia de velocidade, direção e segurança.

– Toblerone

No logotipo do chocolate Toblerone tem o desenho de um urso. Isso se explica pelo fato de que Toblerone surgiu em Berna, na Suíça, uma cidade que por alguns é referência como “Cidade dos Ursos”.

– Dove

No logotipo da marca Dove, a pomba (em inglês, dove), era marca exclusiva dos militares e representava paz.

– Lacoste

No logotipo da Lacoste o crocodilo representa o apelido do tenista René Lacoste, criador da marca. Obviamente, ele era apelidado de crocodilo.

– MSN

No logotipo do MSN a borboleta representa a imaginação e liberdade de conversar no MSN.

– LG

No logotipo da LG o L e o G que formam um rosto sorridente procuram passar ao público a ligação entre humanidade e tecnologia.

– Yamaha

No logotipo da Yamaha o símbolo contém três diapasões (instrumentos de afinação) devido à origem musical da marca.

– Nike

O logotipo da Nike é um símbolo abstrato, escolhido em um concurso.


O mais interessante é que, sejam logotipos com sentidos óbvios ou complexos, sendo bem feitos, todos dão sentido fiel e sucesso à marca!

por Cristiana Matos