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Propagandas Filantrópicas e os Amigos do Pedrinho

Muitas vezes apontada como vilã, a propaganda costuma ser alvo de críticas e preocupação de diversos setores da sociedade. Entretanto, como tudo na vida, existem as exceções. E dentro dessa brecha podemos inserir as “charity advertising”, ou “propagandas filantrópicas”.

Esse tipo de publicidade, que normalmente não gera retorno financeiro para quem as produz, tem como objetivo ajudar causas nobres e de grande valor para a sociedade. Um excelente exemplo é o projeto “A Biografia em Branco do Pedrinho”. Esta campanha, que começou com os pais do Pedrinho e recebeu ajuda do Hub Tecla F e da produtora Lado de Dentro Filmes (Que já produziu filmes da Dove, Stella Artois e Lupo), tem como meta realizar um “crowdfunding” para ajudar a pagar a cirurgia do Pedro, um bebê que nasceu com SIC (Síndrome do Intestino Curso). Essa síndrome, que é raríssima, tem origem em uma má formação do feto e tem como consequência a necrose do intestino. Hoje, ele vive através de nutrição parental, que o nutre através de um cateter ligado ao seu coração e de uma sonda nasal, que leva leite até o seu estômago. Mas esse meio de sobrevida não é o suficiente, pois acaba por sobrecarregar outros órgãos e comprometer a sua vida.

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O objetivo final é arrecadar 1 milhão de dólares, valor médio da cirurgia nos Estados Unidos, único lugar do mundo a realizar esse procedimento com eficácia, devido a sua raridade. Uma missão impossível, diria a maioria. Até mesmo para Aline da Lavra, mãe do Pedrinho, que em outra situação não acreditaria: “Se alguém me perguntasse se seria possível fazer uma campanha para arrecadar mais de 2 milhões de reais, eu falaria que seria impossível. Hoje, como mãe, eu tenho certeza que isso é possível.”

Para atingir a meta, a campanha usa e abusa do “storytelling”, que é uma técnica muito usada atualmente por conseguir, em um mundo em que as pessoas são bombardeadas por informações, propagandas e outras coisas, prender a atenção do espectador.  A ideia é simples: nada melhor do que uma história interessante (através de palavras ou recursos audiovisuais) para prender a atenção de alguém. O difícil está em como contar essa história de maneira que interesse ao público-alvo da mensagem. Dificuldade que foi superada pelas pessoas que se encarregaram de contar a história do Pedrinho, como você pode verificar no vídeo abaixo:

[youtube=www.youtube.com/watch?v=sC54iHVqxYw#t=257]

O sucesso da campanha foi tamanho, que em apenas um mês, os pais arrecadaram cerca de 40% do necessário. Além de conseguir espaço em noticiários online, como o UOL e o Terra, o que acaba por aumentar ainda mais o alcance da campanha.

Mesmo não mudando a opinião das pessoas que não acreditam em propaganda como algo que possa fazer o bem, acredito que aos poucos, com exemplos como a Campanha Amigos do Pedrinho, essa visão errônea possa mudar. Enquanto isso, os profissionais envolvidos na produção da campanha, tem que comemorar os resultados obtidos pelo projeto. Ainda que a família ainda não tenha recebido o retorno e a quantia necessária, o case pode ser considerado um sucesso, pelo alcance e buzz gerado.

Caso você tenha se sensibilizado com a história do Pedrinho e queira ajuda-lo a preencher as páginas da sua Biografia, que por enquanto está em branco, é só acessar o site abaixo e doar qualquer quantia. E caso não possua nenhum dinheiro que possa doar, ajude compartilhando essa história e faça-a chegar a quem possa contribuir!

Acesse o site .

 

Por Rennan Falbo