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Publicidade é o nosso esporte #Round1

By 18/11/2014junho 1st, 2023No Comments

O Vitamina 2014 começou batendo um bolão! Logo de cara tivemos a abertura do nosso querido apresentador Régis Rabelo, que apresentou o Vitamina com habilidade, para os novos expectadores. Não demorou muito, ele pediu substituição e passou a braçadeira de apresentador para o Rogério Martins, nosso primeiro palestrante.

 

Rogério possui 20 anos de atuação no mercado publicitário e hoje ocupa o cargo de Supervisor de Criação na Ogilvy & Mather. Ele começou a palestra fazendo alguns paralelos entre o esporte e a publicidade, afirmando que não basta ter talento para se dar bem em ambos os meios, é preciso treinar muito! Além disso, ele ressaltou que outra coisa comum, são os prêmios. E assim como os jogadores valorizam seu passe ao serem premiados, as agências de publicidade também são valorizadas, pois suas ações sobem e a empresa passa a valer mais no mercado. Os anunciantes também perceberam isso, pois as suas ações também subiam quando a propaganda era premiada, e passaram a valorizar cada vez mais os concursos. Ou seja, prêmio é business.

 

Rogério Martins

Em seguida, o palestrante explicou como se dava o processo de criação dentro da Ogilvy. Contando desde a decisão em se tornar a rede de agências mais premiada no mundo, e o no que isso implicava, passando pelo passo a passo dos “filtros” que uma ideia passa até ser aprovada e aplicada, até chegar na diferença entre um bronze, um prata e um ouro em Cannes. Assim terminou o primeiro tempo de palestra.

 

No inicio do segundo tempo, Gilberto Strunck veio falar sobre Branding. Gilberto atualmente é Sócio-Diretor na Dia Comunicação, e tem larga experiência no mercado publicitário. A palestra iniciou com a explicação do processo de gerar valor para as marcas, e um paralelo entre o processo de branding e marcar bois, que é próximo, no sentido de que quando você tem um produto e põem a sua marca nele, passa a ser responsável pelo mesmo, e por suas ações e/ou efeitos no mundo. A partir disso, a questão de gestão de marca através da construção e gerenciamento da mesma, com foco na identidade, consistência e relevância, foi apresentada para os presentes. E para finalizar esse ponto, perguntou qual era o principal objetivo dessas ações, no que respondeu em seguida: Vender! Sem esse resultado nas vendas, todo o esforço utilizado em branding é jogado fora.

 

Gilberto Strunck

 

O tópico seguinte da palestra foi o consumo. Foi apresentada a diferença entre necessidades e desejos, e como transformar um desejo em uma necessidade, e depois para que essa necessidade remeta a marca em questão. Ele lembrou ainda que nossas referencias mudam durante os anos e, portanto, as marcas precisam se adaptar a novas realidades. E seguindo esse caminho de mudança, o tema consumo versus consumismo foi abordado e como as marcas estão lidando com isso hoje em dia. Indo além, a questão da extensão das marcas de produtos fortes no mercado, para novos segmentos, utilizando-se do branding. Para então encerrar, sobre as diferenças no consumo homem versus mulher, e os novos consumidores da geração “curti”, que são “Born for the internet”.

 

Finalmente, fomos para o terceiro e último, mas não menos importante, tempo de palestra. “Toda conta é importante”, com essa frase, a diretora de contas da Artplan, Patricia Bahia, veio nos falar sobre Atendimento, e a importância dessa área para o resultado final de uma campanha bem sucedida.

 

Patricia Bahia

 

 

A palestrante contou que o atendimento faz a ponte do cliente com todas as outras áreas da empresa, mídia, planejamento, multimeios, rtv, criação, tráfego entre outros, e para que as informações cheguem completas aos meios interessados, é preciso estabelecer uma relação de confiança com todos. Em seguida, falou sobre as funções e como deve agir um profissional de atendimento, para se ganhar um cliente e conquistar a sua confiança no trabalho daquela agência. Ela salientou ainda, que é preciso ainda cuidar de cada detalhe do processo, para que nada fique fora do lugar.
Logo depois, ela apresentou o passo a passo para se construir uma campanha de sucesso, a partir do trabalho de atendimento. E ilustrou o processo, mostrando um case de sucesso da L’Oreal.

 

E assim terminou o primeiro round de palestras do Vitamina 2014!