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Entrevistas

Raphael Cunha dá dicas para os novos mídias

Ano após ano, o Concurso do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro vem sendo uma ótima porta de entrada para universitários que se interessam por Mídia entrarem no mercado de trabalho, através de vagas de Estágio. O concurso é composto de duas etapas, sendo a primeira uma prova escrita e a segunda com realizações de entrevistas dos profissionais do mercado com estes futuros estagiários.
As provas deste ano foram aplicadas no início de abril, e as primeiras entrevistas com os aprovados começaram na semana passada e continuam nesta. Por isso, o Vitamina entrevistou Raphael Cunha, Supervisor de Mídia da NBS e integrante do GMRJ, para saber o que a maioria dos profissionais espera ouvir e ver dos entrevistados.

 

Vitamina: Quais características você considera essenciais para o candidato ser um bom Mídia?
Raphael Cunha: A principal é a gostar da profissão. Nada diferente com o que acontece em outras áreas da Publicidade ou mesmo em outras carreiras.
Dentro do departamento de Mídia, existem setores específicos que requerem características distintas. Saber se o futuro profissional tem mais qualidades para Planejamento, Pesquisa ou Execução aparecem conforme ele vai se moldando, formando seus gostos através da afinidade com as peculiaridades de cada setor.

 

Vitamina: É necessário ter conhecimento prático em mídia para passar no concurso ou o aluno consegue somente com o que ele aprende em sala de aula? Que bibliografia ele pode usar para ampliar seus conhecimentos?
Raphael Cunha: Não é necessário conhecimento prático. O Concurso Universitário de Mídia é destinado aos estudantes, acima do 4º período, abrindo uma oportunidade entre os universitários e o mercado de trabalho. Isso não quer dizer que, um aluno que esteja estagiando em uma agência não possa prestar o concurso. Porém, para nos certificarmos que o aluno deseja estagiar na Mídia, a prova exige um pouco mais do que as matérias dadas em sala de aula. O interessado precisa buscar mais informações, seja na internet, nos jornais do mercado publicitário ou em livros específicos de Mídia. Algumas perguntas exploram um senso crítico do candidato, outras são mais objetivas.

 

Vitamina: As agências ficam normalmente satisfeitas com o desempenho do estagiário contratado via concurso do Grupo de Mídia? Costuma ter alguma diferença técnica entre o candidato que entra pelo concurso e o candidato que entra por processos seletivos da própria agência?
Raphael Cunha: É difícil diagnosticar uma diferença entre os candidatos que entram no mercado através do concurso do Grupo de Mídia dos candidatos que ingressam através de outros processos seletivos. Temos excelentes profissionais que surgiram da mesma forma. Como o concurso hoje tem uma maior divulgação, estamos acompanhando o surgimento de grandes profissionais que entraram através do nosso processo seletivo. Acredito que a formação técnica do profissional é um conjunto entre o interesse do próprio com a oportunidade de trabalhar com um grupo que esteja disposto a formar bem o estagiário. A agência/empresa que ele vai trabalhar também pode ser um diferencial. Existem empresas que investem mais na qualificação dos seus funcionários financiando cursos e workshops específicos.

 

Vitamina: Como o candidato deve agir nas entrevistas? O que pode valorizá-lo e o que pode desvalorizá-lo?
Raphael Cunha: A entrevista é apenas a parte do processo onde buscamos identificar o perfil de cada candidato. Diferente da prova escrita, na entrevista não fazemos nenhuma pergunta técnica. O importante é que o candidato esteja tranquilo e certo do seu interesse.

 

Vitamina: Há muita diferença entre o conteúdo teórico que o candidato aprende para passar no concurso e o que ele fará efetivamente no estágio?
Raphael Cunha: O que ele aprende de teoria na faculdade efetivamente será utilizado na vida profissional. A grande questão é que o Departamento de Mídia exige do profissional uma atualização constante. Estamos sempre evoluindo em nossa profissão, em função dos avanços tecnológicos. A principal característica do bom profissional de hoje, é manter-se sempre informado, acompanhando o mercado e prevendo as tendências. O principal diferencial do profissional é saber aplicar o que ele aprende na teoria de forma prática, objetiva e consistente.

 

Vitamina: O que o candidato deve fazer para se manter no estágio?
Raphael Cunha: Ser dedicado. O começo da carreira é onde o profissional se encontra. É o momento de decidir o que realmente quer fazer na vida profissional. Melhor que se manter no estágio é ser promovido. A promoção sempre vem com mérito de cada profissional, com o desejo de cada um em crescer na sua carreira.

 

Vitamina: Quais são as dicas que você daria para um estudante que quer participar do próximo concurso?
Raphael Cunha: O próximo concurso acontecerá somente no ano que vem. Para se preparar, o estudante tem diversas oportunidades de se aprofundar no assunto. Acompanhando o site do Grupo de Mídia (www.midiarj.org.br) e através da nossa página no Facebook (Grupo de Mídia do Rio de Janeiro), os candidatos encontrarão diversos eventos ao longo do ano que podem auxiliar na escolha de sua carreira e no preparativo para a prova. Além do concurso, todo ano promovemos cursos específicos da área, como Conceitos Básicos de Mídia, Planejamento de Mídia Online, etc, aplicados por profissionais atuantes nas maiores agências do Rio de Janeiro. Anualmente também promovemos o Fórum Internacional de Mídia, com palestrantes importantes, debatendo tendências de nossa profissão sobre um tema específico. Visando o crescimento de nossa profissão, todos os eventos são abertos ao público e possuem valores especiais para estudantes.