Skip to main content
Eventos

Retrospectiva 2013

O Vitamina 2013 teve um toque de nostalgia e buscou naquelas campanhas antigas (e memoráveis!) o mote para seu evento. Quem não se lembra do Tio Sukita, do garoto propaganda da Bombril ou do “Meu Primeiro Sutiã”? Campanhas como essa fizeram história na publicidade e inspiram até hoje profissionais da área a criarem campanhas que fiquem tão eternizadas na mente e no coração das pessoas.

Nesse sentido o Vitamina criou o “Ideias Que Fazem História”, em evento que teve um pé no passado e os olhos no futuro, e é claro, cheio de saudade. Quem iniciou tudo foi Simone Terra, Sócia-diretora da STerra Soluções de Mercado, dividindo seus conhecimentos sobre Shopper Marketing. Ela apresentou exemplos inovadores de visual merchandising e intervenções que buscam tornar mais agradável a experiência de compra. Simone buscou também deixar a ideia de que cada vez mais as fronteiras de comunicação e informação estão mais tênues, o que está transformando o processo de compra e a as relações entre a marca e o consumidor.

Contamos também com Paula Lagrotta, head of Planning da NBS, que com sua experiência em 20 anos de propaganda, trouxe exemplos desde os anos 80 e 90 até os mais recentes, baseados nas atuais estratégias das agências. Para a noite de abertura, Paula abordou grandes insights da propaganda, mostrando que as regras e convenções das campanhas podem ser exploradas de diversas maneiras. Da reconhecida campanha da US Top “Bonita camisa, Fernandinho” até cases premiados em Cannes 2013, nossa palestrante deixou a mensagem de que os insights vem da vida e que, por isso, ao longo do tempo as histórias mudaram.

Fechando o primeiro dia tivemos o Sócio e Vice-presidente de Atendimento e Negócios da NBS, Antonino Brandão, que trouxe para o evento a história da agência, uma das 10 maiores do mercado. Antonino também deu enfoque ao lançamento da operadora de telefonia móvel Oi, sua evolução na estrutura e transformações no mercado.

No segundo dia de evento contamos com Adriano Ciavdar, Gerente de marca da Coca-Cola Zero, que dividiu um pouco as estratégias da marca para se tornar uma lovemark. Também falou sobre sua experiência no desenvolvimento de produtos e principalmente na atuação da marca no Rock In Rio, além do sucesso dos nomes nas latas de Coca.

Logo depois, recebemos Nádia Rebouças, Diretora Executiva da Rebouças & Associados. Com toda sua bagagem de mercado, que conta com passagens pela Oficina de Comunicação e Marketing e pela JWT. Nádia falou sobre planejamento estratégico nas grandes empresas e deu um show de ética, entusiasmo e engajamento social para motivar os novos publicitários. Além de ter abordado mudanças de comportamento e valores de mercado.

Fechando a segunda noite tivemos o Diretor de Criação da Heads, Flávio Medeiros, que falou sobre a eficiência da criação de plataformas de comunicação. Flávio, que também é Membro do Conselho Superior da ABP e Diretor do CCRJ, falou sobre segmentação da publicidade e mostrou para o público como essas novas tendências e nichos mercadológicos devem ser encarados pelo mercado. Mostrou um case da Petrobrás e como as histórias verdadeiras podem sim cativar o público.

No último dia do “Ideias Que Fazem História”, tivemos a presença de Dráusio Tronolone, professor de Creative Technology da ESPM, que falou da relação das marcas com os consumidores e da criação de parcerias entre eles. Falou também da sua percepção do mercado de TV e rádio.

O segundo a se apresentar e animar a plateia com cases do festival de Cannes foi Rui Piranda, Diretor Executivo de criação da DrafftFCB e ex-aluno da UFF, que cativou o público com cases premiados e irreverentes como AXE e IBM.

Depois de um show de propagandas geniais, os também ex-alunos da UFF, Henrique Guimarães e Rafa Oliveira, redator da Agência África e Diretor de arte da Leo Burnett, deram dicas sobre a vida de agência e motivaram os futuros publicitários na busca por uma carreira brilhante.

E esse ano vem muito mais por aí. Aguardem!