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ConarMarcas da Propaganda

Briga de garfo, faca e também pode meter a colher

A afronta aberta entre campanhas publicitárias é uma prática comum nos Estados Unidos, país conhecido por sua competitividade. No entanto, o amigável povo brasileiro, reconhecido por sua índole de “gente boa”, não costumava ver tal embate com bons olhos. Mas, como diria Lavoisier: “tudo na vida se transforma”, e na publicidade não seria diferente.

Recentemente, postamos aqui no Blog sobre uma briga interna de denúncias de gigantes automobilísticas acontecendo no Conar, hoje, o Vitamina traz pra você duas concorrentes no meio alimentício: a BRF e a JBS.

Não conseguiu reconhecer os nomes, né? Em poucas palavras, a BRF é a empresa resultante na fusão entre a Sadia e a Perdigão, enquanto a JBS é um consórcio que comprou a Seara. Nessa fusão da BRF, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determinou que a Perdigão tirasse uma folguinha de alguns segmentos do mercado. E foi nesse momento que a Seara viu sua grande oportunidade.

A Seara resolveu investir não apenas na sua linha de produtos, mas no meio publicitário, e contratou a nossa querida apresentadora Fátima Bernardes para ser sua garota-propaganda, e a agência WMcCann para criar sua campanha. Não apenas isso, como resolveu brincar com a semelhança com o nome da concorrente. Na propaganda, a Seara induz o consumidor a pensar que é a Sadia, mas quando fala da qualidade e vantagens do produto, mostra que na verdade é a Seara.

https://www.youtube.com/watch?v=Aj0joNSQJY0

É claro que a BRF não gostou nem um pouco, e pediu a suspensão da campanha à 3ª Vara Cível da Capital no dia 8 de julho. O pedido foi acatado, mas, no dia 13, o Tribunal de Justiça de São Paulo revogou a suspensão do comercial. O caso ainda não tem desfecho certo, mas deverá ser resolvido nos tribunais.

Ao mesmo tempo, enquanto a Seara atacava nas TVs, resolveu atacar também no Conar. Ela denunciou uma campanha da Sadia onde havia frases com adjetivos como “melhor”, “inigualável” e “incomparável” pois, a menos que existam pesquisas oficiais sobre o assunto, comerciais não podem usar frases que promovam sentido de superioridade e comparação. Sendo assim, o Conar acatou a denúncia e pediu que a Sadia alterasse a sua propaganda. A decisão aconteceu na reunião de 2 de julho.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=kAwtFFS5ov8]

Como todo bom brasileiro, a BRF não desistiu. Como contra-ataque, resolveu reativar a Perdigão e contratou o casal Luciano Hulk e Angélica como estrelas do seu comercial, produzido pela DM9DDB. Se você assistiu o comercial da Seara, reparou que o novo slogan incentiva o consumidor a sair do automático porque pode se surpreender. Na mesma moeda da Seara, o vídeo da Perdigão faz menção à concorrente, com frases como “evitar surpresa” e “vai na certeza”. Eles ainda destacam que a salsicha Perdigão é a mais vendida no Brasil e, portanto, a preferida dos brasileiros e dos vendedores de hot dog.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=SD-sqVx0S4Y]

Na reunião do dia 16 de julho do Conselho de Ética do Conar, haviam cinco casos envolvendo BRF e JBS a serem julgados. Quatro contra a Sadia.

Duas se referiam a propaganda da linguiça Sadia, que falava que tinha 30% menos sódio. Ambas foram arquivadas por unanimidade. Outras duas denunciavam a propanda dos nuggets da Sadia, que dizia ter 100% peito de frango, o que nós bem sabemos que não é verdade. Por maiorias de votos, foram arquivadas. Já contra a Seara, a denúncia foi uma última tentativa falha da Sadia contra a concorrente. Dizia a respeito da propaganda citada acima, sobre o trocadilho com os nomes parecidos. O Conar arquivou por unanimidade.

Vale a pena acompanhar de perto o fim dessa disputa. Fique por dentro das novidades que o Vitamina traz pra você!

 

Por Natália Ramos