Skip to main content
CasesVariedades

SBM – Embaixadores Universitários

Uma nova iniciativa das empresas que tem como target principal o público jovem, são os embaixadores universitários. Empresas como HP, Itaú, Monster, Devassa, entre outras estão contratando estudantes para que se tornem seus embaixadores dentro do campus onde estudam. A pioneira é a Red Bull, que possui um dos maiores e mais estruturados programas do mundo, o Programa SBM Red Bull (Studant Brand Manager), uma espécie de estágio modificado onde você se torna gestor da marca no seu campus.

 

Os embaixadores serão responsáveis por proporcionar o encontro marca-aluno para promover os produtos e/ou serviços e criar um brand experience. O diferencial desta tática é a facilidade da aproximação, uma vez que é o público-alvo divulgando para o público-alvo, por isso é importante que o embaixador se enquadre no perfil da empresa.
Não será, contudo, uma via de mão única esse contato empresa-consumidor. O Embaixador deverá detectar tendências, entender a percepção do consumidor sobre a marca e saber a presença desta no meio em que o consumidor vive.

 

O SBM, da já citada Red Bull, é o responsável por cuidar de todo o marketing mix da marca, divulgar eventos de esportes e cultura para os estudantes, produzir mini-eventos dentro da faculdade, fechar negociações de festas universitárias, estar em todo canto da faculdade, conhecer as pessoas mais influentes entre os alunos e além de tudo isso ainda ser responsável direto pelas vendas e abastecimento dos PDV’s próximos e dentro do campus com o produto. Ufa! Com tantas tarefas conseguimos entender a importância para as marcas de ter este management onde seu target está, a Red Bull é um exemplo de como gerar experiência com o produto para o seu target, e é aí que está a importância do SBM.

 

A Red Bull não é a pioneira atoa, a ação do SBM nas universidades é integrado com outros setores da marca, como o Wings Team. O estudante SBM, junto com as meninas do Wings Team (que dirigem o famoso carro com a lata no alto), fazem parte do time de Consumer Collecting, responsável pelo contato direto da marca com o consumidor – um gera experimentação (Wings Teams) e o outro fideliza (SBM).

 

2

Fonte: Victor Huang

 

O embaixador universitário é quase a personificação da marca dentro da universidade. Uma grande oportunidade para a marca, e para o estudante, afinal, quem não quer ganhar um dinheirinho no fim do mês e se divertir ao mesmo tempo?

 

sbm red bull

 

Por Laryssa Monteiro