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PublicidadeTecnologia

Sincronização das mídias: Facebook e Twitter vão medir audiência de televisão.

By 15/10/2013outubro 17th, 2013No Comments

socialmedia

As redes sociais realizam parcerias com emissora para medir audiência de programas de televisão.

 

A primeira plataforma digital a servir de medida para a audiência de televisão foi o twitter com a criação do Twitter TV Ratings. Por meio de tweets, as emissoras de televisão poderão aferir as audiências de seus programas. O sistema detecta o número de vezes que um post sobre determinada atração é visualizado, seja em dispositivos móveis ou computadores. O dispositivo de mensuração foi criado para ajudar as agências de publicidade a realizar decisões de compra de mídia de forma mais embasada.

 

 

Um dos primeiros dados extraídos do dispositivo foi durante a última semana de setembro, a série Breaking Bad rendeu 1,2 milhões de tweets gerados por usuários americanos e esses tweets foram vistos por 129,6 milhões de contas. Além do impacto da audiência da televisão, ou seja das pessoas que efetivamente viram a série, a série ainda impactou espontaneamente muitas outras. O segundo programa mais tuítado foi o The Voice, com 273,500 tweets e alcance em 14 milhões de contas.

 

 

O ranking mostra que as séries mais assistidas na TV dos Estados Unidos não são necessariamente as que geram maior repercussão nas redes sociais. Ou seja, nem sempre ser um programa de grande audiência significa ter grande repercussão. A repercussão e a viralização nas redes sociais de algum série ou programa tem a ver com o conteúdo diferenciado, impressionante. Esse é um comportamento diferente da televisão, que é um meio onde a audiência está atrelada a comportamento diários. Ou seja, um programa de TV pode ter grande audiência, mas ter pouca relevância para o telespectador. Nas redes sociais, um conteúdo de televisão viralizado mostra algo de diferencial. É importante esse tipo de avaliação que mostra características intrínsecas a determinados programas, que a partir dessa sincronização entre redes sociais e televisão, podem ser aferidas.

 

 

No facebook, essa sincronização se dará através dos comentários e curtidas que determinado programa recebe. As dez principais emissoras de televisão de oito países diferentes, como França, Reino Unido e Índia, poderão ter acesso ao API do Facebook para utilizar comentários e posts em tempo real em suas transmissões e programas. A rede social tem monitorado interações – por meio das opções curtir, comentários e posts – sobre programas de TV populares e das últimas edições de eventos como Oscar e Superbowl.

 

 

Como a internet é um meio em que as pessoas expõem espontaneamente suas opiniões e preferências, os usuários acabam revelando o status de relevância de alguns programas, principalmente aqueles direcionados ao público jovem. É importante levar em consideração o impacto que o programa tem nas redes sociais, pois esse impacto revela muito sobre a percepção das pessoas em relação ao programa.

 

 

Esse é mais um passo para criação de métodos e dispositivos que avaliem de forma mais eficaz as decisões dos profissionais de mídia. Com o futuro da sincronização das mídias, não podemos deixar de lado toda a repercussão e comoção gerada pelas redes sociais. As redes sociais são um ambiente espontâneo de produção de conteúdo sobre todos os assuntos, logo deve ser pesquisado e utilizado pelas agências de publicidade como embasamento para tomada decisão. Neste caso, o perfil dos programas de televisão, devem levar em conta este ambiente de produção de opinião, bem como avaliar a influencia de formadores de opinião virtuais. Essa sincronização entre as mídias irá nos levar a um patamar cadê vez mais acertivo para a tomada de decisão sobre a compra de mídia, mostrando uma evolução nas técnicas de pesquisa de mídia.

 

 

Por Flávia Magalhães