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Vitamina entrevista vencedores do Clube do Futuro 2012

O Vitamina teve a alegria de entrevistar quatro alunos de publicidade da UFF ganhadores do concurso do Clube do Futuro em 2012. O concurso premiou os vencedores de cada categoria com um estágio em agências conceituadas.Rodrigo Pedreira concorreu na categoria redação e foi direcionado para a agência Giacometti. Gustavo Bittencourt concorreu na categoria redação e foi direcionado para agência Giovanni Draft FCB. Lucas Glicério concorreu na categoria redação e foi direcionado para a agência Casa da Criação e Douglas Azevedo concorreu na categoria planejamento e foi direcionado para a agência Heads.

 

1) Conte-nos um pouco de como foi essa experiência do desenvolvimento do trabalho de vocês para o Concurso CCRJ.

 Rodrigo: Parece idiota falar isso, mas comecei pelo briefing. Acho que li umas dez vezes antes de ter qualquer primeira ideia. Quando já tinha decorado cada palavra, iniciei um processo de pesquisa e conversei com diversas pessoas sobre o tema. Como tinha um bom prazo, o processo de brainstorm passou a ser o dia a dia e o surgimento das ideias foi natural, aconteceu em momentos distintos: ônibus, banho, bêbado, dormindo, acordando, bate-papos. Só me preocupei em anotar tudo, sempre. Quando achei que já tinha anotações suficientes, separei os raciocínios que poderiam render bons conceitos. Só consegui chegar a três formulações finais. Coloquei toda a parte textual no papel e pedi a ajuda na direção de arte para o Rafael Dias, um grande amigo que conheci no Curso Portfólio da ESPM. No penúltimo dia, layoutamos tudo em 3 horas. Fim.

 Gustavo: Quem me contou sobre o concurso Clube do Futuro 2012 foi o grande amigo Gabriel Faza, que também estuda Publicidade na UFF. Ele me aproximou com a idéia de criarmos uma peça juntos. Ele cuidaria da direção de arte e eu, da redação. Nós desenvolvemos alguns conceitos e no final, ficamos com a peça ˜Que tal começar a dirigir de verdade?˜, que acabou sendo premiada. O trabalho caminhou num ritmo bom, e nós conseguimos enviar a peça com alguma antecedência. Depois disso, foi só ansiedade.

 Lucas: Depois de ler e reler o briefing, eu comecei a caducar as idéias e fazer brainstorms, pra ver se chegava em um conceito bom pra fazer a peça em cima dele. Cruzando uma coisa aqui e outra lá eu cheguei em : “Podium, acelere para os bons momentos”, que eu gostei muito. Com o conceito escolhido eu comecei a pensar de que forma eu podia representar esse conceito e valorizar o texto, já que minha categoria era redação. Pensando nisso de acelerar para os bons momentos eu comecei a pensar em situações onde teria uma parte talvez mais chata e uma outra que seria o clímax, e que seguindo o conceito com podium a pessoa poderia pular direto para esse clímax, daí veio essa idéia do layout começando com a cerimônia de casamento, onde o texto é interrompido por um pé no acelerador, e depois quando continua já está no final, onde o casal se beija.

 Douglas: O primeiro passo foi ler detalhadamente a história e as características do produto, desde sites até opiniões de clientes. Feito isso, dei início ao processo de elaboração do planejamento, com conceitos de marketing e exemplos de aplicação da estratégia, que me ajudaram a visualizar como seria a campanha. Em relação aos pontos fortes da peça, destaco a análise Swot bem esmiuçada; a exemplificação da estratégia e a finalização com a junção “Benefício + Investimento + Responsabilidade”.

2) Como foi a reação de vocês ao saberem do resultado? E como foi a recepção de familiares, amigos da faculdade?

 Rodrigo: Sou pessimista por opção, acho que isso ajuda a baixar a expectativa. No dia do julgamento fiquei bem tenso, no fundo sabia que tinha alguma chance. Pro meu azar, a divulgação do resultado demorou mais seis dias. A espera foi bem cansativa, o F5 do meu teclado ficou até meio apagado. A reação dos amigos e familiares foi muito bacana, todos sabiam da minha vontade em ter uma oportunidade em criação.

 Gustavo: Naturalmente, fiquei muito feliz com o resultado. Mais ainda por ter sido selecionado para uma agência como a Giovanni. A recepção da notícia pelos familiares e os amigos foi excelente, ambas devidamente comemoradas com muita cerveja.

 Lucas: Era uma quinta como outra qualquer, até eu entrar no app do facebook e ter a agradável surpresa de que tinha eu sido um dos vencedores (surpresa que eu espero desde o clube do ano passado), desse momento em diante, foi uma quinta memorável, aquela euforia da vitória e a sensação de esforço recompensado. Meus pais, namorada, amigos, enfim que está sempre por perto, ficaram muito felizes por mim, e até aliviados por eu não mexer mais eles com minha expectativa crescente (será que saiu? Será que vai dar?). Foi um dia muito bom pra mim e sei que foi muito importante também, espero que mais dias como este venham pela frente.

Douglas: Fiquei super feliz, porque particularmente eu me cobrava muito, pois quando passei no concurso do Grupo de Mídia não pude estagiar por causa do conflito com o horário da faculdade, portanto, o concurso do CCRJ era a única (e última) chance neste ano de adentrar em uma grande agência por merecimento. A recepção foi muito boa, pois tanto meus pais quanto meus amigos presenciam a minha dedicação em tudo que me proponho a fazer, logo ficaram orgulhosos do resultado.

3) Como está sendo a expectativa de vocês para estagiar em grandes agências de publicidade? Vocês já sabem quando começam?

 Rodrigo: Já estagiei por 8 meses na área de mídia da F/Nazca. Mas como tenho experiência zero em criação, a ansiedade para começar é grande. Mais do que o tamanho da agência, estou preocupado se vou dar conta da função. Comecei na segunda, 10 de Setembro.

Gustavo: Comecei a estagiar na Giovanni nessa segunda-feira, dia 10. Até agora tudo ótimo. O pessoal é muito divertido e o ambiente leve demais. As expectativas de trabalhar em uma grande agência estão sendo recompensadas e, em praticamente todas vezes, ultrapassadas.

Lucas: Na verdade eu já comecei na agência. Minha uma semana e 1 dia de agência estão sendo muito bons. Já estagiei antes, mas não em uma agência propriamente dita, a experiência é bem diferente, pelo menos tem sido. É estimulante poder ver e sentir na pratica, o que a gente vê por tanto tempo na faculdade. Sinto que agora estou no lugar certo e vou fazer por onde continuar por aqui.

Douglas: A expectativa era muito boa, pois já acompanhava e admirava o trabalho da agência. Comecei há alguns dias e estou adorando, a equipe é maravilhosa e fui muito bem recepcionado pela responsável do setor de planejamento, Isabel.

4) De acordo com a categoria escolhida, o que vocês consideram fundamental para que um aluno vença um concurso como este?

 Rodrigo: Não me considero ninguém para dar dicas, mas vamos lá: é fundamental estar antenado com todas as oportunidades que possam aparecer. Para quem quer criação, não dá para esperar que a faculdade vá suprir todas as necessidades. Conhecer o mercado, fazer cursos, ir a festivais e devorar anuários não é nada mais que obrigação. Acredito que o grande diferencial está fora da publicidade, está entranhado na cultura, escondidos nas pessoas. Qualquer pessoa que treine o seu olhar para a observação, se alimente de cultura e construa uma visão crítica, certamente estará mais próxima de pensamentos relevantes e originais.

 Gustavo: Sorte, como em todas as outras coisas na vida. E trabalho também.

Lucas: Acho que independente da categoria, o fundamental é a vontade, muita vontade mesmo, fazer, refazer, botar uma, duas, vinte ideias no papel escolher as melhores e levar pra frente. É isso. Para mim, o fundamental é uma ideia e muito esforço pra desenvolver ela da melhor maneira possível.

Douglas: Acredito que, além da capacidade intelectual, o fator psicológico é essencial. Mas também não adianta só pensar em vencer, tem de fazer por onde, ou seja, “colocar a mão na massa”. Na parte técnica, além de gostar de marketing e estar por dentro das tendências, o importante é “amarrar” um argumento com a finalidade de torná-lo convincente, de maneira que você mesmo sinta-se convencido de comprar o que você propõe.

Meninos, obrigada pela entrevista:) O Vitamina deseja muito sucesso para vocês nessa nova etapa!

Por Larissa Barreto