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Vitamina no Festival Brasileiro de Publicidade

By 27/03/2014No Comments

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O Vitamina esteve presente no primeiro dia do Festival Brasileiro de Publicidade, da ABP (Associação Brasileiro de Publicidade). Presenças confirmadas no evento, Dedé Eyer (NBS), Samantha Aquin (Chocolate Q), Francesco Morace (Future Concept Labs), Alexandre Level (Pro Brasil), Marcelo Bezerra (DM9Sul), Daniel da Hora (DH,LO), Marcello Serpa (AlmapBBDO) e Emma Wilkie (Gunn Report), trouxeram um olhar novo sobre a Publicidade para centenas de estudantes, profissionais do mercado e professores que estavam no local para, juntos, pensarmos “Aonde anda a Criativiadade?”.

 

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À tarde, teve início um painel sobre criatividade, o principal tema do evento este ano. Entretanto, foi interessante notar a abordagem sobre o tema. Ao invés de mostrar vários cases premiados de grandes marcas multinacionais, a criatividade aqui foi explorada no varejo, no terceiro setor e em novas arenas da comunicação.

 

A primeira palestra do painel foi com Alexandre Level que falou sobre o Varejo. Ele explorou o mercado publicitário de pequenas empresas varejistas, que segundo ele é mais ágil e rápido que as grandes marcas por não demandar de tantos departamentos de marketing e pesquisa. Geralmente o contato é o próprio dono da empresa, e a comunicação por isso tende a ser mais arriscada, porém mais veloz. Ele também falou sobre a publicidade em grandes empresas varejistas, como a Ricardo Eletro, que apesar de parecer clichê e sem nada de novo, tem ainda oportunidades para explorar a criatividade. Um exemplo foi o comercial da Black Friday da Ricardo Eletro, que você pode conferir abaixo:

 

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=9QLeezTlJpo]

 

A segunda palestra foi com Marcelo Bezerra, da DM9Sul, que falou um pouco sobre a publicidade no Terceiro Setor. Utilizando cases das campanhas beneficentes feitas pela DM9 para a Fundação Pão dos Pobres, foi mostrado como a publicidade pode ser utilizada de forma criativa em prol de causas comunitárias. Ele abordou a dificuldade de fazer o brasileiro confiar e doar dinheiro para instituições, mas que isso é possível sim através de bastante empenho e criatividade. Um dos cases mais emocionantes é esse em seguida, onde as crianças pobres dessa fundação são desafiadas a doarem seus brinquedos preferidos (às vezes, seu único brinquedo) para outras crianças pobres. Veja o resultado:

 

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=nFMo_uarSbM]

 

A terceira e última palestra desse painel foi com Daniel da Hora (DH,LO) que falou sobre novas arenas de comunicação. É inegável o poder da publicidade na comunicação das marcas com seus mercados, mas foi mostrado que existem outras formas de se destacar através da criação de eventos, shows, exposições, espetáculos, formas de interação online e offline em geral que também são eficazes em comunicar a mensagem da sua empresa.

 

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Para finalizar, aconteceu uma palestra com Emma Wilkie, do Gunn Report, que é uma publicação anual com as campanhas mais bem sucedidas em todo o mundo, organizadas por categoria, agência, cliente e outros. Ela mostrou os principais cases premiados no mundo em 2013, como o Retratos da Real Beleza, da Dove, e o Dumb Ways to Die, o maior ganhador de prêmios em Cannes não só no ano passado como na história do Festival. Além disso, ela mostrou uma análise feita pelo Gunn Report que mostra a relação entre a criatividade das campanhas (prêmios) e sua eficácia para o cliente. Segundo as pesquisas, as campanhas que tinham menos recursos e  obteram maior faturamento são quase sempre as que obtém mais prêmios.

 

por Spartakus Santiago