Em 1984 comecei a dar aula de Publicidade, mais especificamente, de Mídia. Foram muitos anos em jornadas duplas, triplas, mas sempre gostando dos momentos de aula. Mas, mesmo gostando, a rotina vai pesando e, por várias vezes pensei em parar. E assim, o tempo foi passando e, a cada momento que queria parar, alguma coisa acontecia, sempre com algum aluno que me dava aquele gás extra. Uma palavra, uma dedicatória, um e-mail super especial, um telefonema.
Fui descobrindo que não conseguiria sair daquilo. A alternativa foi enfiar a cabeça. Isto eu venho fazendo já há alguns anos e, como resultado, consegui construir relações de amizade com vários ex-alunos.
Mesmo assim, faltava alguma coisa. Neste ponto, entra o VITAMINA, assim mesmo, em letras maiúsculas.
O VITAMINA começou por iniciativa do Eduardo Barbato que foi professor substituto na UFF por 2 anos. Foi a ideia de fazer um evento com palestras, desenvolver uma identidade visual e realizar alguma coisa diferente com um grupo de alunos. Tudo improvisado e contando com a dedicação dos que se envolveram com a ideia. Nesta fase, eu não participei. No ano seguinte, o mesmo grupo quis dar continuidade e, já dividindo o Barbato com a vida de agência, contaram com a ajuda da Profª Rosa, que, diga-se passagem, esteve sempre com o VITAMINA.
Eu só cheguei na fase final da realização do evento. Nem precisava. Os alunos eram dedicados, esforçados e, acima de tudo, comprometidos. Eram os Super Heróis de 2008dando tudo para realizar um evento de Publicidade tendo a inovação como proposta e desafio. A verdadeira guerra do Publiwar. Foi um sucesso e, como no ano anterior, eles só concretizaram 50% das ideias por falta de recursos. Como eles tem ideias!!!
Em 2010 eu cheguei desde o início. O desafio era tocar o projeto com uma equipe que estava saindo da faculdade e integrar um grupo novo. Eu via sempre um grupo andando junto na faculdade. Cheguei e perguntei se queriam trabalhar no VITAMINA. Assim surgiram os primeiros LOUCOS, a primeira equipe de guerrilha. Entramos na era profissional e a Publicidade da UFF solidificou o evento. Os antigos e os novos eram os Publicitários Loucamente Apaixonados.
Ano passado, já famosos, ousamos crescer e foi difícil administrar tantas ideias. Fizemos um evento 100% profissional e só a equipe sabe como isto aconteceu. Só mesmo tendo o Bar Publicitário como tema. Realizamos workshops, workbars, sorteios, começamos a aparecer nas redes sociais e demos largada para o projeto VITAMINA muito mais que um evento anual. Queremos acrescentar, agregar, fazer parte, levar o prazer que temos para todos.
Continuo tendo minhas crises de “agora eu vou parar”, “este ano é o último”, mas já sei que não convenço. Hoje, a equipe que puxa o VITAMINA é formada pelos LOUCOS de 2010. Novamente, chamamos os mais novos para as Ações Especiais. É a renovação. Enquanto este processo existir, o VITAMINA vai acontecer. Não mais somente em outubro ou novembro. Vai acontecer no Site, Facebook, Twitter, Foursquare, nas agências, nas faculdades, onde quer que encontre gente que goste de falar, ler e escrever sobre Publicidade.
Para mim, é o meu recreio, as reuniões aos sábados, as pizzas, as madrugadas, as decisões, as chamadas, os e-mails escritos e não enviados, as estórias…. Estas, vão ficar para a vida e, sempre que um grupo se encontrar, vai ter algo para contar e rir muito. Ser um Vitaminado é ser sempre. Não tem ex Vitaminado.
Desabafo Apaixonado de Uma Vitaminada – Por Lilian Ribeiro – Professora, Coordenadora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense e apaixonada pelo Vitamina.