Por Paulo Castro, Sócio-Diretor de Criação da Agência Staff e ex-palestrante do Vitamina.
Não adianta.
No futebol, para se entrar num novo time, tem que saber jogar. E poder mostrar isso.
Em agência de propaganda é a mesma coisa. E só tem um jeito de mostrar isso: o seu portfólio.
É nele que você, estudante, tem que investir todo o seu tempo e talento.
Ele é a chuteira e o gol de letra do mercado publicitário.
Então, vamos a algumas dicas para você montar a sua pasta.
Em primeiro lugar, nada de número, nada de quantidade.
O que você colocar na sua pasta é o que você acha que é bom.
Se não é bom, não entra.
Se colocar uma coisa mais ou menos, para qualquer Diretor de Criação, significa que o seu trabalho é mais ou menos.
Tenha isso na sua cabeça.
Acho que uma pasta bacana, para um estudante, tem que ter por volta de umas 15 peças.
Dessas 15, eleja as três melhores.
E das três, a melhor e a segunda melhor.
Coloque a melhor abrindo a pasta. Sempre.
É na primeira peça que você pega ou não a atenção do Diretor de Criação.
A segunda melhor como segunda.
Assim, vira um grande cartão de visitas.
Pegue a terceira melhor e feche a sua pasta com ela.
Assim, encerra com uma grande impressão.
Mas isso não quer dizer que entre essas peças não haja outras coisas absurdamente boas.
Como falei, tem que ser tudo bom.
Depois de montada a sua pasta, rode.
Mas muita calma nessa hora.
Escolha uma agência e um criativo que você admire.
Ouça a opinião dele.
Tenha toda a humildade de ouvir.
Até porque você foi ouvir a opinião dele.
Quanto mais ele humilhar a sua pasta, mais você vai aprender com isso. Pode acreditar.
Mude tudo o que ele falou para mudar.
E aí parta para uma segunda opinião.
Com certeza, você vai ser bem menos humilhado do que na primeira vez.
Pasta é assim. Um organismo vivo que se movimenta e, principalmente, evolui.
E assim, de porta em porta, alguma hora a porta vai se abrir para você.
Porque alguém, em alguma hora, vai te chamar. Ou te indicar.
Amigo, se você não é filho de cliente, esse é o único jeito de entrar.
Então, invista o seu tempo no seu portfólio.
É como no céu: os bons sempre entram.
E, para finalizar, mais um toque.
Pasta ou Portfólio pode ser literalmente uma pasta mesmo . Mas tem hoje todo o acompanhamento virtual.
Faça um Carbon. Se puder, faça um site.
Assim, se alguém quiser te indicar, basta pedir um link.
Bom, agora é calçar as chuteiras da humildade e entrar para jogar.
E desperte o Tufão que existe em você.
No futebol, para se entrar num novo time, tem que saber jogar. E poder mostrar isso.
Em agência de propaganda é a mesma coisa. E só tem um jeito de mostrar isso: o seu portfólio.
É nele que você, estudante, tem que investir todo o seu tempo e talento.
Ele é a chuteira e o gol de letra do mercado publicitário.
Então, vamos a algumas dicas para você montar a sua pasta.
Em primeiro lugar, nada de número, nada de quantidade.
O que você colocar na sua pasta é o que você acha que é bom.
Se não é bom, não entra.
Se colocar uma coisa mais ou menos, para qualquer Diretor de Criação, significa que o seu trabalho é mais ou menos.
Tenha isso na sua cabeça.
Acho que uma pasta bacana, para um estudante, tem que ter por volta de umas 15 peças.
Dessas 15, eleja as três melhores.
E das três, a melhor e a segunda melhor.
Coloque a melhor abrindo a pasta. Sempre.
É na primeira peça que você pega ou não a atenção do Diretor de Criação.
A segunda melhor como segunda.
Assim, vira um grande cartão de visitas.
Pegue a terceira melhor e feche a sua pasta com ela.
Assim, encerra com uma grande impressão.
Mas isso não quer dizer que entre essas peças não haja outras coisas absurdamente boas.
Como falei, tem que ser tudo bom.
Depois de montada a sua pasta, rode.
Mas muita calma nessa hora.
Escolha uma agência e um criativo que você admire.
Ouça a opinião dele.
Tenha toda a humildade de ouvir.
Até porque você foi ouvir a opinião dele.
Quanto mais ele humilhar a sua pasta, mais você vai aprender com isso. Pode acreditar.
Mude tudo o que ele falou para mudar.
E aí parta para uma segunda opinião.
Com certeza, você vai ser bem menos humilhado do que na primeira vez.
Pasta é assim. Um organismo vivo que se movimenta e, principalmente, evolui.
E assim, de porta em porta, alguma hora a porta vai se abrir para você.
Porque alguém, em alguma hora, vai te chamar. Ou te indicar.
Amigo, se você não é filho de cliente, esse é o único jeito de entrar.
Então, invista o seu tempo no seu portfólio.
É como no céu: os bons sempre entram.
E, para finalizar, mais um toque.
Pasta ou Portfólio pode ser literalmente uma pasta mesmo . Mas tem hoje todo o acompanhamento virtual.
Faça um Carbon. Se puder, faça um site.
Assim, se alguém quiser te indicar, basta pedir um link.
Bom, agora é calçar as chuteiras da humildade e entrar para jogar.
E desperte o Tufão que existe em você.