Seja nas redações do colégio quando éramos mais novos, na faculdade, ou quando temos que entregar um trabalho dentro de determinado prazo, todos nós já passamos por situações assim.
No ramo da comunicação, principalmente da propaganda, isso pode acontecer e aí aqueles que se dizem tão criativos não conseguem pensar em nada bom. Veem o fim do prazo se aproximando e quanto menor o tempo, maior é o desespero. Mas como administrar essa situação?
O dito popular diz que “quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga”, logo quando a inspiração falha é a transpiração que faz acontecer. Ideias também nascem do trabalho.
Anote tudo aquilo que achar interessante, até aqueles pensamentos esquisitos que nos vêm à cabeça nos momentos mais incomuns como, por exemplo, no chuveiro. Não perca ideia nenhuma, ela pode ser útil no futuro!
Procure referências de criação em qualquer tipo de arte: música, desenho, fotografia, escultura… De tudo é possível absorver algo que nos sirva. Pesquise, seja curioso, observe como as coisas funcionam e busque olhar sob diferentes perspectivas.
É necessário um pouco de organização para se trabalhar e não perder tempo, mas não se limite por conta disso. Desenhe, rabisque, amasse, junte, desamasse, cole! A mistura de raciocínios diferentes pode dar origem a algo brilhante.
Peça a opinião a terceiros, às vezes a solução está muito próxima, mas não conseguimos vê-la por estarmos presos à nossa perspectiva. Um olhar de fora pode ajudar bastante.
Quando precisamos criar alguma coisa em pouco tempo a dica é tentar fazer o simples. Querer inventar demais só vai tomar tempo e caso não dê certo, provavelmente não haverá tempo suficiente para consertar, ou na pior das hipóteses, refazer.
Para finalizar, esteja sempre ligado nas novidades que estão surgindo e mantenha-se em atividade criativa, assim aumentará cada vez mais seu “banco de ideias” evitando a agonia de olhar para a folha em branco enquanto ouve o torturante “tic-tac” do relógio.
por Hugo Senfft