É clássico nessa época de dezembro a famosa retrospectiva do ano, que pode ser dos piores ou melhores acontecimentos do ano em diferentes áreas. E hoje, o Vitamina selecionou para vocês algumas das piores ações em mídias sociais que as marcas realizaram em 2012 (#FAIL), de acordo com o site Exame.com (05/12/12).
BIS
Em um filme da campanha “E se Bis Fosse…”, realizada pela marca através das redes sociais, uma ambiguidade causada acidentalmente gerou um grande buzz negativo para o chocolate da Lacta. Isso porque, em um das telas do filme, os internautas associaram onde aparecia “CANAL BIS” à Cannabis e além disso, a disposição dos chocolates bis foi relacionada a uma folha de maconha.
TRITON EYEWEAR
A grife de óculos e relógios decidiu lançar uma promoção através do twitter, durante a partida final de futebol entre Corinthians e Boca Juniors pela Libertadores da América. Durante o jogo, a marca lançava tweets como “Vai Corinthians! Quem der RT ganha óculos @tritoneyewear se o Corinthians for campeão!”. E ao término da partida, a promoção relâmpago foi cancelada e as mensagens foram apagadas. Os seguidores, é claro, ficaram revoltados. Ao final, a marca alegou que sua conta havia sido invadida por um hacker. (#ahamsentalaclaudia)
BELVEDERE
A marca de vodka Belvedere mandou mal ao publicar um anúncio em sua Fan Page que fazia apologia ao abuso sexual. Tudo porque, na imagem do anúncio, um homem com cara de mau aparecia agarrando uma mulher por trás, que parecia assustada, aterrorizada. E, ainda, o texto dizia: “Ao contrário de certas pessoas, Belvedere sempre desce suave”. A publicação teve que ser retirada do ar às pressas, já que os internautas começaram a contestar o valor da marca e seu possível apoio a abusos sexuais.
MC DONALD’S
A rede de lanchonetes mais famosa do mundo resolveu fazer uma ação de marketing pelo twitter, através da hastag em seu perfil chamada #McDstories. Nela, os internautas podiam contar sobre momentos felizes que viveram nas lojas da marca, porém o que houve foi uma enxurrada de mensagens negativas a partir de experiências ruins que os consumidores tiveram. Um exemplo foi uma unha encontrada no BigMac e ainda, foram relatados casos de infecção hospitalar .
Esses e outros exemplos bem curiosos podem ser vistos através da página http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/os-maiores-desastres-das-marcas-em-midias-sociais-em-2012#1 . Vale a pena conferir!
Por Larissa Barreto