Skip to main content
AçãoAdvertisingCasesCobertura

Storytelling: histórias poderosas

Storytelling é uma expressão da língua inglesa que significa contação de histórias. E
quando o assunto é propaganda, o termo tem ganhado popularidade nos últimos anos.
Grandes marcas como Coca-cola,Nike, BMW, entre outras, já fizeram uso do storytelling para cativar seus fãs.

Para construir este recurso, geralmente se segue o modelo de construção uma história
qualquer: há o protagonista (o personagem principal), o antagonista, que pode ser um
personagem o mesmo um obstáculo a ser vencido, o conflito, que ocorre entre o protagonista e o antagonista, e uma sequência, de início, meio e fim, que passa por clímax, o auge da história.

Utilizar essa ferramenta em propaganda requer um conhecimento aprofundado por
parte da marca em relação a seus consumidores, pois ela só surtirá efeito se eles se
identificarem com o que está sendo contado. A grande vantagem deste recurso é que ele
promove o engajamento do consumidor com a marca. Além disso, há estudos que digam que as chances de aquilo que está envolvido em uma história ser lembrado são 20 vezes maiores do que aquilo que não está. *É uma diferença grande, não é?

Para contar histórias, é comum as marcas utilizarem a transmídia, que é o uso de
várias plataformas para a comunicação. Elas podem utilizam diferentes mídias para contar uma mesma história adaptada, ou contar histórias de forma complementar através destas mídias.

Lembrando que o storytelling não é um recurso exclusivo da propaganda, sendo
utilizada também em ações de comunicação interna, relações públicas e outros. Abaixo, você cofere alguns exemplos da utilização do storytelling:

Coca-cola – Happiness Factory: o mundo dentro da vending machine.

http://www.youtube.com/watch?v=gEEnCnXCbMo

Lego – História da marca em curta de animação.

http://www.youtube.com/watch?v=NdDU_BBJW9Y

BMW – Madonna Star.

http://www.youtube.com/watch?v=e3R9IpAQ6xo

Nextel – Esse é o meu clube: Neymar.

http://www.youtube.com/watch?v=Ij4PkpWY2nE

Nokia – Perdi meu amor na balada.

http://www.youtube.com/watch?v=x3rNxKaHJMg

*descoberta de Jerome Bruner, psicólogo norte-americano.

 

Por Larissa Gabrielle