No último dia 26 de fevereiro, a Petrobras e a ABA Rio realizou o VI Fórum Internacional ABA Petrobras de Comunicação Digital. O primeiro palestrante foi o alquimista Maurício Mota (Os Alquimistas), trazendo o futuro da relação entre mercados e conteúdos, através de 7 motivos para as marcas focarem mais em conteúdo. De acordo com Maurício, o chamado mantra da Apple define como as marcas devem encarar a produção do conteúdo: “Culture eats strategy for lunch every day”
“Vocês podem duvidar de mim. Então, eu texto e provo”
Ricardo Cappra, o segundo convidado, iniciou desafiando a platéia com a frase: “O conceito de comportamento é ciência exata.” Consultor em ciência de dados, seu trabalho vai além do estudo da comunicação e da otimização do conteúdo, seu estudo é baseado no comportamento humano e possibilita a descoberta de tendências através de dados. Cappra demonstrou como encontrou padrões no comportamento das redes e impulsionou a campanha de Barack Obama em 2008. O Gene da Conectividade é um algoritmo que mede o alcance, o padrão e o impacto de disseminação de conteúdos no meio digital. Desta forma, atingindo os pontos corretos da rede o padrão de comportamento se sobrepõe à criatividade da mensagem. Ou seja, um ótimo conteúdo que não seja lançado nestes pontos exatos tem menor repercussão que um conteúdo menos criativo que seja disseminado nestes pontos. Neste caso, a estratégia não estaria pautada em segmentação, mas em sincronização com o consumidor, de acordo com seus interesses e suas identificações que são disponibilizadas nas redes. A primeira palestra internacional foi do inglês Faris Yakob. Apesar de ser bastante jovem, Faris é reconhecido internacionalmente como estrategista que defende um novo processo que não inclua anúncios como saída tradicional e por ter trabalhado para marcas como Coca-Cola, Sony, Yahoo! . Nesta palestra salientou a importância da tecnologia na configuração de uma mídia para todos. O digital terá cada vez mais o conceito de cloud computing. Será um meio em que todos terão acesso à informação e produção de conteúdos. E, esta é uma previsão que ele havia feito em 2008!
2010: Entertainment and Communication from Faris Yakob on Vimeo.
Ainda nesta temática, o canadense Brian Elliot, CEO da Amsterdan Worldwide, apresentou seu conceito de “Tecnologia da Libertação”. O crescente avanço das novas tecnologias proporciona a redução de custos e a torna mais presente na vida das pessoas. Uma tendência do digital é o propósito de se aproximar do real. Portanto, é importante que as marcas tenham em mente que “O conteúdo é o Rei, mas o contexto é a Rainha”. Ou seja, grandes cases existem quando as mensagens retratam o cotidiano ou uma situação atual.
“Essa não é só a Era do Digital, mas a Era do Cliente”
Gustavo Avelar
Gustavo Avelar, responsável pelas mídias sociais do ponto Frio e Thiago Hackradt, responsável pela área de Brand do Guaraná Antártica, apresentaram suas estratégias pra construir cases e marcas de sucesso que dialogam com seu consumidor. Como o personagem “Pinguim” do Ponto Frio, no twitter e a popular Fan Page do Guaraná no Facebook. Fechando o ciclo os blogueiros do “Jovem Nerd” Deive Pazos, Alexandre Ottoni e Maurício Cid responsável pelo “Não Salvo”, contaram sua experiência de transformar um hobby em profissão. A produção de conteúdo e a comunicação não foram por formação acadêmica a profissão de nenhum deles, no entanto a compatibilidade de seus blogs com tantos outros usuários da internet formaram uma base engajadíssima. E, agora, eles têm proporcionado para as marcas cases de sucesso.