A nova campanha da Nike, lançada esta semana, redefiniu os conceitos da marca. O tão conhecido slogan Just do It, que por muito tempo posicionou a Nike como sinônimo de atitude, um estilo de vida e possibilitou à empresa a realização de campanhas de sucesso, está completando 25 anos e para marcar essa data, a marca esportiva lançou uma campanha global que fala de “possibilidades”.
O clássico conceito da marca, que já patrocinou os mais importantes campeonatos de diversas modalidades esportivas, surgiu em 1988 quando a agência americana Wieden+Kennedy decidiu reposicionar a marca, até então voltada apenas para atletas de alto nível, focando a comunicação em pessoas comuns, incentivando-as a se exercitar independente de suas habilidades físicas. O sucesso do slogan de conotação encorajadora e de forte apelo emocional talvez tenha se dado pela criação de um estilo Nike de viver, associado à capacidade de vencer desafios, muito marcante em suas campanhas.
Comercial Nike – 1988
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Para se ter ideia do sucesso mundial do Just Do It ao longo desses 25 anos, o faturamento da empresa passou de 877 milhões de dólares na época do seu surgimento, para 24 bilhões no último ano. Sem contar que além do patrimônio financeiro, a Nike é uma marca presente em todas as mídias e plataformas de comunicação da atualidade.
Em 2013, ainda com a W+K, a Nike lança a campanha “Possibilities”, reforçando o conceito original: desafiar qualquer um a ir além de seus limites, sabendo que sempre é possível fazer mais e melhor. O filme é estrelado por esportistas célebres como LeBron James, Serena Williams, Gerard Piqué e Andre Ward, ao lado de esportistas não-profissionaiss; com a narração do ator Bradley Cooper (Trilogia Hangover) e trilha sonora do The Kills.
Campanha Possibilities – 2013
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Sempre buscando integrar as mídias digitais às suas campanhas, “Possibilities” desafia o consumidor a testar os seus limites através de desafios que serão propostos com a tag #justdoit nas mídias digitais da marca (Nike+) e que valerão prêmios.
Manter uma campanha de sucesso por 25 anos, conhecida mundialmente e expandir seu patrimônio com certeza é um desafio, talvez o maior desafio de uma marca. Curtiu? Just do it!
Por Régis Rabelo