Na nova campanha da Schin – que antes se chamava Nova Schin – pode-se ver uma tentativa de se relançar no mercado através de uma técnica que já vimos recentemente: O Posicionamento Sincero.
A Schin estudou tanto o perfil dos seus consumidores quando daqueles que não a consomem, e dentre as reações recolhidas, percebeu que a pergunta “Por que você bebe Schin?” dita pelos colegas aparecia frequentemente. A reação se deve ao fato de existirem diversas marcas de cervejas que são preferidas por um público maior, além de preferências por gosto, preço etc.
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A marca escolheu se apoderar da frase, desta forma ela motiva quem já bebe e incentiva potenciais consumidores a provar. E para reforçar esse novo posicionamento, lançou a campanha e o movimento “Schin? Porque sim!”, que traz à tona situações que as pessoas não costumam se perguntar porque fazem, mas que mesmo assim fazem, como por exemplo: Comer lentilha no ano novo e abraçar estranhos quando se está feliz com a vitória do seu time. Por fim, a marca conclui com seu slogan “porque é gostosa, porque é deliciosa, porque sim!” para responder a pergunta.
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Este posicionamento sincero já foi feito antes pela Pepsi, com a famosa campanha “Pode Ser”, que ilustra a resposta dos consumidores quando o garçom ou o vendedor informa que a marca que foi pedida pelo cliente está em falta. A campanha dá a entender que a escolha foi boa enquanto reconhece sua posição no mercado e gera buzz com isso.
http://www.youtube.com/watch?v=9ktFevTLdbs
Por Thiago Machado