Skip to main content
CoberturaComunicaçãoPublicidadeVariedades

Cannes 2013

By 14/06/2013junho 28th, 2013No Comments
cannes 2013
Cannes 2013. Junto com a Copa das Confederações, é desse festival que os publicitários e pessoas do ramo do entretenimento esperam trazer vitórias. No próximo domingo (16) começa o Cannes Lions, maior festival de publicidade do mundo. E com esse evento, grandes campanhas, publicitários renomados, profissionais do entretenimento em geral, novos talentos e grandes discussões em torno da publicidade serão protagonistas nessa grande festa da criatividade.
Na edição de 2013, 35.765 trabalhos foram enviados para França, número recorde de peças/planejamentos/cases inseridos no festival, além de cerca de 11.000 membros do mercado global da criatividade estarão presentes. Sorte a nossa que poderemos acompanhar todo esse processo ao longo de 6 dias. Quiosques digitais vão oferecer facilidade ao visitante para rever todos os trabalhos com créditos completos. Outra novidade é o Innovation Lions, nova marca-categoria no festival desse ano. A categoria engloba as inovações em tecnologia, que incluem aplicativos, ferramentas de internet, programas, hardwares, produtos e formatos de softwares alternativos com o objetivo de otimizar o processo criativo. Maneiras diferentes de pensar, diversas soluções em comunicação e muita criatividade vão caminhar pela Riviera francesa para delírio da torcida pela criatividade.

cannes 2013

 

Cannes 2013 vai premiar trabalhos em 16 categorias, são elas: Effectiveness Lions; Cyber Lions; Design Lions; Direct Lions; Film Lions; Media Lions; Outdoor Lions, Branded Content & Entertainment Lions; Press Lions; Promo Lions; Radio Lions; Titanium Lions; Film Craft Lions; PR Lions; Mobile Lions; Innovation Lions. Cada categoria terá um delegado e um júri compostos por publicitários, cujas nacionalidades pertencem aos países com maiores participações em peças no festival. Os prêmios são subdivididos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze.

 

cannes 2013

 

As premiações são o ponto alto do festival. As peças são analisadas minuciosamente por um júri internacional. Primordialmente é definida uma shortlist, resultante de votações individuais por um sistema computadorizado. Nesse sistema são calculadas as médias das notas em cada área das respectivas peças. Portanto, as maiores médias são selecionadas e os indicados divulgados. Os critérios são muito bem definidos: criatividade e qualidade na produção são essenciais na análise do júri, além de outros quesitos mais objetivos. A mostra exige, por exemplo, que as peças tenham sido veiculadas, sendo assim, a regra inibe a exibição de filmes fantasmas, ou seja, propagandas criadas apenas para agradar o júri, porém sem aplicação no mercado ou aprovação de clientes anunciantes. Esta polêmica prevê a produção de peças exclusivamente para competição, portanto, agências, publicitários, amantes da inovação e criatividade que, porventura, possam imaginar participar com esse objetivo, não serão aceitos. Em 1972, o grande criativo Alex Periscinoto sugeriu a criação de uma categoria para tais filmes.

 

Aos apaixonados pela criatividade, contagem regressiva para a maior mostra de ideias do planeta. Estamos contando – ansiosos!!! – os dias para a partida de grandes trabalhos, que nos emocionam e que, realmente, nos fazem olhar para a publicidade e dizer com muito orgulho: eu escolhi fazer parte desse mundo!

http://www.youtube.com/watch?v=aMfSGt6rHos

Por Vinícius Amantéa