Cannes 2013 vai premiar trabalhos em 16 categorias, são elas: Effectiveness Lions; Cyber Lions; Design Lions; Direct Lions; Film Lions; Media Lions; Outdoor Lions, Branded Content & Entertainment Lions; Press Lions; Promo Lions; Radio Lions; Titanium Lions; Film Craft Lions; PR Lions; Mobile Lions; Innovation Lions. Cada categoria terá um delegado e um júri compostos por publicitários, cujas nacionalidades pertencem aos países com maiores participações em peças no festival. Os prêmios são subdivididos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze.
As premiações são o ponto alto do festival. As peças são analisadas minuciosamente por um júri internacional. Primordialmente é definida uma shortlist, resultante de votações individuais por um sistema computadorizado. Nesse sistema são calculadas as médias das notas em cada área das respectivas peças. Portanto, as maiores médias são selecionadas e os indicados divulgados. Os critérios são muito bem definidos: criatividade e qualidade na produção são essenciais na análise do júri, além de outros quesitos mais objetivos. A mostra exige, por exemplo, que as peças tenham sido veiculadas, sendo assim, a regra inibe a exibição de filmes fantasmas, ou seja, propagandas criadas apenas para agradar o júri, porém sem aplicação no mercado ou aprovação de clientes anunciantes. Esta polêmica prevê a produção de peças exclusivamente para competição, portanto, agências, publicitários, amantes da inovação e criatividade que, porventura, possam imaginar participar com esse objetivo, não serão aceitos. Em 1972, o grande criativo Alex Periscinoto sugeriu a criação de uma categoria para tais filmes.
Aos apaixonados pela criatividade, contagem regressiva para a maior mostra de ideias do planeta. Estamos contando – ansiosos!!! – os dias para a partida de grandes trabalhos, que nos emocionam e que, realmente, nos fazem olhar para a publicidade e dizer com muito orgulho: eu escolhi fazer parte desse mundo!
http://www.youtube.com/watch?v=aMfSGt6rHos
Por Vinícius Amantéa