Skip to main content
Variedades

Dia do Orgulho Nerd

Nesta quarta-feira, 25, é comemorado o dia do orgulho nerd! Você deve estar se perguntando: “Mas como, aqueles caras esquisitos, irritavelmente inteligentes, “quatro-olhos”, têm um dia só pra eles?” Bem, a verdade é que esses “caras” antes alvos de piadas e bullying, hoje são aceitos e queridos por muitos. O estilo nerd de ser virou moda, e a série “The Big bang Theory” é um grande exemplo de como esse tipo de pessoa pode conquistar milhares. Sheldon Cooper, o personagem principal do seriado nerd, conquistou uma legião de fãs, popularizando a expressão “Bazzinga”, normalmente, utilizada para indicar que uma pessoa fez uma pegadinha com outra.

Mas como isso? Por que isso? Em que ponto eles deixaram de ser ignorados pela sociedade e se tornaram alvo de adoração feminina e exaltação masculina?  Eles ainda gostam dos mesmos filmes, de super-heróis, de colecionar, ainda são inteligentes e ainda não possuem grandes habilidades de convivio social. A sociedade mudou? Os nerds mudaram? Talvez os dois, mas a verdade é que podemos dizer que os nerds se reposicionaram, e a mídia tem grande influencia nisso.

Hoje, ser nerd não é uma condição, é um estilo. Assim como é ser rockeiro, grunge, indie etc. E acreditamos que a mídia é um dos maiores influenciadores desta mudança. O adorável Seth Cohen, do seriado norte-americano “The OC” foi um dos primeiros a adotar a premissa “Ser nerd, é ser cool“. Judeu, ar de bom moço, sarcástico, com jaquetas de lã quadriculada, tenis all star, sem nenhuma habilidade para o relacionamento social, logo foi considerado pelo público o astro  principal da série. Mas não para por ai, filmes de super-herói das clássicas editoras de histórias em quadrinhos Marvel e DC Comics foram sendo lançados um após o outro, causando nostalgia nos que leram os gibis e curiosidade na nova geração que apenas ouvia falar nos heróis de outrora. Inclusive, hoje temos mais essa noção de que o nerd de hoje é o chefe de amanhã, Bill Gates,  Steve Jobs são ídolos reais de uma geração de fãs que se orgulham de serem considerados nerds. Até a moda aderiu o estilo “geek”, com os clássicos óculos Ray Ban Wayfarer, camisas com referencias a filmes e heróis, enfim, um “arrumadinho despojado” já domina até mesmo as passarelas.

          

Em suma, podemos dizer que os nerds têm muitos motivos para se orgulharem. Eles aceitam o que são, e são felizes por isso, sem se preocupar com o que o resto da sociedade pensa deles. São inclusive, um modelo para tantos jovens que ainda são oprimidos, a aceitarem seu modo de ser e se orgulharem disso. Na verdade, isso até nos fazem pensar se nós não somos todos um pouco geeks

O Vitamina gostaria de parabenizar a todos os Nerds que acessam nosso site e reforçar aquela recomendação de sempre:  tenha sempre em sua mochila, uma toalha.