Como todos sabem, esta semana está acontecendo o Festival de Publicidade de Cannes (19-25 de Junho). Anualmente, peças do mundo inteiro são julgadas nas categorias de Filmes, Mídia Impressa, Mídia Outdoor, Lions Direct (Marketing Direto), Media Lions, Internet, Rádio, Titanium Lions e Promo Lions (Promoção de Vendas), por um grupo de juris formados por publicitários dos países com o maior números de peças inscritas. Existe também uma categoria especial chamada de “Young Creatives”, voltada aos jovens talentos da propaganda.
Este ano, no total, foram inscritas 28.828 peças de 90 países, record do festival até agora. O Brasil ocupa o segundo lugar em número de inscrições (com 2.647), atrás apenas dos Estados Unidos (4.045), e as agencias brasileiras com mais inscrições foram: JWT (183), Ogilvy Brasil (178) e AlmapBBDO (177).
Para a categoria de Direct e Promo haviam 16 cases brasileiros, mas quem levou a melhor foi a BV McCann Erickson da Roménia. O produto era a barra de chocolate mais tradicional do pais, ROM, presente no mercado desde a década de 60, mas que, apesar de ser conhecida por 95% da população, vinha perdendo espaço para as marcas internacionais como “Snickers”. O chocolate, que veste as cores da bandeira romena (azul, amarelo e vermelho), resolveu reatrair a juventude para a marca com uma atitude bem ousada: Com um comercial em inglês, era anunciado que a embalagem de ROM agora iria ter a bandeira americana nela, com um discurso de que agora, com as estrelas americanas, a Roménia iria brilhar tanto quanto os americanos. O resultado foi imediato e Roménos passaram a exigir que a embalagem original, com a bandeira do país, voltasse. Depois de uma semana, ROM volta anunciando que tudo não passava de uma brincadeira, e que a embalagem americana seria apenas uma edição limitada de colecionador. Confira o Case abaixo para mais detalhes:
Fontes: Portal da Propaganda
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