Comecei a estagiar no final de 2007, na área de atendimento da NBS. Não faz muito tempo, mas as coisas eram bem diferentes.
Antes da lei de regulamentação do estágio, a maior parte dos estagiários recebiam uma bolsa-auxílio bem abaixo da média de hoje, isso quando recebiam. Comigo não era diferente.
Fiquei dois anos como estagiário até me formar e me tornar Trainee, em meados de 2009. Logo depois, no início de 2010, fui efetivado e já no final deste mesmo ano eu estava entrevistando para a contratação de novos estagiários para minha equipe. Um ano depois, fui promovido a executivo de contas.
A maioria das pessoas (e até eu mesmo, naquela época) diria que demorou, mas a efetivação é muito mais uma questão de oportunidade. É óbvio que a qualidade do estagiário conta, mas sem a oportunidade da vaga de assistente na equipe, nada acontece. E surgir uma vaga não é uma coisa tão simples, pois só acontece quando alguém deixa a empresa, com o aumento do fluxo de trabalho ou mesmo a chegada de um novo cliente.
Tenho amigos que com bem menos tempo de estágio já estavam ansiosos pela efetivação.
Se eu posso passar alguma coisa da minha experiência, é de que na maioria dos casos sua equipe estará olhando por você, e sempre que surgir a oportunidade, buscarão te “aproveitar”. Até porque, para a empresa, é muito mais barato efetivar um estagiário do que contratar externamente.
É óbvio que não se deve recusar oportunidades, caso alguma outra empresa te faça proposta, mas é importante avaliar se não estará “queimando etapas”. Oportunidades sempre existirão. Então só agarre uma se realmente achar que está apto a função. E isso só você mesmo saberá.
Se estiver demorando, não fique se questionando se há algum problema com você, continue mostrando seu potencial.
O que mais se espera de um estagiário é a sua disposição, comprometimento e vontade de aprender, e não as experiências que tem. A experiência trará o crescimento, o aprendizado a técnica.
As vezes um estagiário “cru” é melhor do que um que acha que sabe tudo. E isso vale para todas as áreas de todas as empresas. Eles não buscam uns experts nos assuntos, buscam um estagiário. E se você tiver vontade, fará um bom trabalho.
Esteja atento às oportunidades e tenha paciência. Acontecerá quando for a hora!