O Vitamina esteve no último Mix de Mídia e o assunto foi merchandising.
O Ibope trouxe uma novidade ao encontro. A ferramenta Merchanview oferece ao veículo, cliente e anunciante parâmetros técnicos e conceituais para a realização do Merchandising.
Segundo a Melissa Vogel, diretora de marketing para América Latina, Ibope, a ferramenta é uma medição para avaliação das ações de merchandising para TV. Além disso, pontua este segmento da comunicação como forma eficiente para anunciantes. Foram estabelecidos paradigmas para a construção da metodologia do produto:
O merchanview considera as ações de merchandising exibidas em programas de veiculação nacional nas cinco principais redes de TV aberta do país.
Fonte: http://ibope.com/merchanview/metodologia.html
Outros aspectos relevantes são a coleta e a valoração.
Coleta
As ações são observadas nos programas definidos pela cobertura das cinco redes de TV aberta, a partir disso, são identificadas e classificadas em diversos segmentos, são eles: produto anunciado, marca, item, categoria e anunciante. As formas de abordagem também são segmentadas por estímulo visual, ação integrada, ação comercial, insert de vídeo, entre outros.
Valoração
A forma do merchandising é importante para definir o valor da ação. Também é considerado o programa a ser exibido e valores de conversão estabelecidos na tabela de preços.
No entanto, a discussão sobre a aplicação se torna inerente, pois é necessário criar um cenário mais próximo do interlocutor. Alessio Castelli, Gerente nacional de Merchandising do SBT, pontuou o seguinte:
“A principal preocupação do Merchan é a identificação e a veracidade da ação.”
Sendo assim, é importante o interlocutor estar envolvido com o produto, deixando claro para o consumidor que entende as necessidades do público em questão, contextualizando a ação.
O próximo Mix de Mídia será sobre a nova classe média, a famosa classe C. E o convidado será o apresentador do SBT, Carlos Massa, o Ratinho. Até o próximo Mix.