Skip to main content
EntrevistasVitamina

Como eu Me sinto Quando… O Vitamina Entrevista o Marcelo do CEMSQ

Com certeza você conhece o tumblr Como Eu Me Sinto Quando… que usa gifs para representar situações do cotidiano. Por trás do principal tumblr do Brasil está o catarinense Marcelo Cidral, um publicitário com muito humor e uma legião de fãs no bolso.

O VITAMINA teve a grande oportunidade de entrevistar o Marcelo e saber algumas curiosidades sobre ele e o tumblr. Confira abaixo 🙂

VITAMINA: De onde surgiu a ideia de criar o tumblr CEMSQ? Você contou com a ajuda de alguém?

MARCELO: Eu sou usuário do tumblr há bastante tempo e já sabia que era comum, principalmente fora do Brasil, “linkar” situações com GIFs. No começo desse ano descobri alguns blogs que reuniam diversas situações em um só espaço e em abril tive a oportunidade de ser o primeiro a lançar a ideia no Brasil, usando situações da nossa realidade, coisa que não existia ainda. O blog sempre foi um projeto meu, mas hoje em dia tenho ajuda de alguns amigos fixos que me dão a opinião deles sobre os posts.

V: Qual a média de acessos do CEMSQ?

M: O tumblr está com uma média de acessos de 180 a 200 mil por dia e em torno de 700 mil visualizações de página por dia.

V: Como é pra você lidar com toda essa interação da galera te mandando várias sugestões por dia? Quantas sugestões você recebe em média por dia?

M: Recebo em média de 50 a 100 por dia… a grande parte é repetida, então meu trabalho é filtrar as que mais tem a ver com o tom de humor do tumblr. É um trabalho bastante complicado porque são muitas e enquanto eu quero agradar todo mundo, preciso também ter certeza que os posts não fujam muito da identidade que eu criei no blog desde o início.

V: Quais dicas você daria pra quem quer ter um tumblr de sucesso ?

M: 1)      Procurar uma fórmula diferente, inovadora. É que nem blog de moda, tem 350 mil por aí, tem que ter um diferencial pra atrair público;

2)      Atualizar constantemente para as pessoas criarem o hábito de acessar (uma coisa tipo 9GAG);

3)      Abordar tópicos que são relevantes no momento… novela, política, olimpíadas.

4)      Acho que é importante também criar uma “imagem” de quem está postando, uma identidade. O meu conteúdo não foge muito da minha vida e da pessoa que foi exposta na mídia… Quem curte o blog desde o começo sabe quem eu sou e como é o meu humor, então eu procuro não postar coisas que fujam muito da minha realidade.

V: Você acha que seu trabalho como publicitário te ajuda nas criações das tirinhas?

M: Com certeza 🙂 Convivo em um ambiente bastante criativo e tenho amigos que me ajudam a ter ideias e me inspiram na hora de atualizar o tumblr.

V: Os memes vieram para revolucionar a maneira de retratarem sentimentos virtualmente, mas os gifs vieram para retratar ainda mais profundamente “como as pessoas se sentem”. Seu tumblr teve grande influencia nesse movimento. Como você encara o fato de que seu tumblr, não só se tornou um sucesso instantâneo, mas que inspira outras pessoas e marcas a utilizar o conceito “como eu me sinto quando” fazendo suas próprias versões no cotidiano? (ex comoeumesintoquandoamazonas)

M: Acho bacana. O conceito não é patenteado e a fórmula não foi criada por mim, apenas ajudei a populariza-la. A nossa sociedade está cada vez mais imagética, o sucesso dos tweets com até 140 caracteres estão ai para provar, e os GIFs são excelentes maneiras de expressar um sentimento de forma bastante objetiva. Se esse movimento é bom ou não ainda não se sabe, mas acredito que seja uma nova alternativa de expressão online.

V: Como você se sente quando…  é entrevistado?

M:

É sempre muito bom ser entrevistado haha, é uma forma bacana de ter seu trabalho reconhecido 🙂