O Vitamina entrevistou Isabel Sellmann, Atendimento da Casa 7 e ex-aluna da UFF, e a equipe do Riologia para saber mais sobre este incrível projeto. O Riologia é um projeto da Casa 7 + Quê Comunicação, que estuda novos perfis de cariocas. Eles acabam de lançar um estudo sobre um novo grupo de adolescentes que está surgindo, Filhos 2.0, que transformam o conceito de família. Ficou interessado em saber mais sobre o trabalho dessa equipe? Então confira nossa entrevista!
Vitamina: Qual é o objetivo desse estudo de perfis cariocas?
Riologia: Nos últimos anos, a cidade do Rio tem passado por grandes movimentos de crescimento: as olimpíadas, as UPPs, a maior possibilidade de acesso, tudo isso tem transformado a cidade e tem grande impacto nas pessoas que nela vivem. Assim, o Riologia surgiu de uma parceria entre agência de publicidade e pesquisa, para estudar essas transformações através do olhar das pessoas, grupos que surgiram ou se reinventaram com as mudanças sociais da cidade, e podem nos emprestar pontos de vista únicos.
Vitamina: Como vocês chegam a esses perfis? E dentre tantos, quais fatores vocês utilizam para definir uma relevância de qual grupo estudar?
Riologia: Partimos de algumas premissas e fomos a campo para identificar os grupos mais relevantes. Nossa ideia inicial era abranger públicos de todas as idades e classes, então construímos 7 perfis e realizamos grupos focais com todos eles. A partir daí selecionamos os que mostraram características de comportamento mais consistentes para se classificar como um perfil atitudinal.
Vitamina: Onde os dados adquiridos serão aplicados? Campanhas, anúncios, sugestões de melhorias para a cidade?
Riologia: Em todos estes lugares! Em cada segmento de mercado, temos uma identificação maior com um ou outro perfil. As empresas/ instituições que tem afinidade com determinado target nos procuram e passamos o conhecimento que temos e os que desejarem aplicam este conhecimento em suas estratégias.
Vitamina: Apesar do resultado da pesquisa ser divulgado no site, a pesquisa completa está disponível para empresas de alguma outra forma?
Riologia: Sim. Fazemos o lançamento dos perfis a cada mês no site, a partir daí as empresas que desejarem podem entrar em contato que marcamos uma apresentação com o conteúdo mais aprofundado.
Vitamina: Como vocês avaliam a repercussão desse estudo tanto entre as agências quanto entre estudantes de comunicação e pessoas em geral que tenham um interesse sobre o assunto?
Riologia: Sim. Na verdade o Riologia é um estudo de comportamento social feito com cariocas. Os perfis que identificamos aqui estão presentes também em outros locais e nossa ideia é que possamos nos próximos anos levar o mesmo pensamento para outras cidades.
Vitamina: Vocês já sentem alguma mudança na prática, desde que começou o projeto, a respeito da maior visibilidade dos grupos estudados, por empresas?
Riologia: Durante a apresentação dos resultados em empresas e com públicos diversos a recepção é sempre muito boa. Com o primeiro perfil divulgado, Geração A, foi bacana ver a identificação das pessoas com o que estava sendo apresentado. Estes perfis estão aí! A tendência em começar a dar mais valor e espaço para eles já existe, o que fazemos é colocar uma lente de aumento e dar mais informações para suportar estes movimentos.
Obrigado Equipe do Riologia!
por Larissa Barreto e colaboração de Thiago Machado