Skip to main content
AdvertisingVitamina

Pesquisa de Mercado, por que não explorar?

Pesquisa de Mercado, por que não explorar?

 

 

Na universidade temos muito pouco contato com a Pesquisa de Mercado. Na maioria das vezes não temos noção de quanto ela é significante na hora de tomar decisões importantes.

O departamento de pesquisa de mercado abrange tanto as pesquisas quantitativas quanto as qualitativas (ad hoc). Para tanto existem vários institutos de pesquisa que inovam com suas metodologias. Estas garantem tanto o sucesso de um lançamento de produto quanto à eficácia de um comercial.

Através das pesquisas é possível testar produtos que ainda serão lançados, testar conceitos, trazer novos insights para o marketing estratégico da empresa, entre outras oportunidades. O principal objetivo é sempre entender os hábitos de compra, as necessidades e desejos dos consumidores que são seu público-alvo.

Hoje tenho experimentado o dinamismo e a inovação desta vertente da publicidade sendo estagiaria do departamento de pesquisa da SC Johnson. O trabalho é dinâmico porque acompanha as tendências do mercado procurando uma forma de adaptá-las a realidade da empresa. E ainda é inovador porque ao conviver com as consumidoras novas ideias para satisfazê-las acabam surgindo.

A última metodologia que acompanhei testava o conceito de um comercial. Eu entendia que depois do briefing, da criação e das negociações o comercial já passava a ser veiculado. Porém, não é apenas isso. Para garantir seu sucesso os comercias são testados com seu público alvo antes de ser liberado na mídia. Quem desempenha este papel? O departamento de pesquisa de mercado.

Recentemente, acompanhei um teste feito pelo instituto de pesquisa IPSOS. A metodologia utilizada foi a Next*TV. Nela, um laboratório foi criado e o público-alvo foi exposto ao comercial como na vida real: individualmente, em seus próprios lares e desatentos ao objetivo do estudo. Através desta pesquisa foi indicado o potencial do comercial para incrementar vendas; sua contribuição para agregar valor a marca; se a comunicação está alinhada à estratégia publicitária e a seus objetivos; e como otimizar sua eficácia. A pesquisa proporcionou antecipadamente os resultados da propaganda.

O departamento de pesquisa tem grande importância para o marketing bem sucedido das grandes empresas. Ele olha de perto o consumidor. Pra quem gosta de entender e conhecer o consumidor não tem área melhor para se trabalhar. Há sempre muitas novidades para se descobrir. Por que então não explorar este universo? A pesquisa de mercado pode te surpreender!

Por Samanta Teixeira