Todo mundo sabe que, hoje em dia, um espaço na mídia para descrever um produto muitas vezes não é suficiente. Televisão, rádio e todos os outros meios de comunicação estão abarrotados de propagandas. E, neste cenário, o grande desafio é fazer com que a sua não se perca em meio a tantas outras. Para destacar seus produtos ante aos consumidores, muitas marcas fazem uso da propaganda interativa.
A propaganda interativa é aquela que busca fazer com que consumidor tenha uma opinião e cria condições para que ele possa compartilhar esta sua experiência, com o propósito de estimular a ação do público sobre o anúncio através de uma experiência diferenciada.
A interatividade pode envolver qualquer coisa que o consumidor faça proativamente e, a partir daí, a mensagem passa a não ser mais só um anúncio de convencimento para permitir ao consumidor a possibilidade de reagir à comunicação que é dirigida a ele, seja numa resposta para a própria marca ou para outras pessoas que o consumidor achar conveniente compartilhar.
Atualmente, as principais ações de propaganda interativa acontecem na Internet: ao abrir a página, o usuário é convidado a participar da ação. Os tablets também funcionam bem com este tipo de experiência. Contudo, Para ser interativo, o anúncio não precisa estar necessariamente ligado às mídias digitais. Basta que ele convide a fazer alguma coisa com ele.
A propaganda interativa tem se mostrado mais eficaz para que a tradicional para gerar percepção de marca e intenção de compra ou uso. Além disso, ela ajuda a aumentar a intenção de compra entre os consumidores que já têm alta percepção da marca e a taxa de conversão das audiências-alvo.
A tabela abaixo, disponível no site da revista Meio e Mensagem, faz uma pequena comparação entre a propaganda tradicional e a interativa:
Média das respostas aos diferentes formatos (%) |
Interativo | Tradicional |
Maior percepção de marca | 4,8 | 4,0 |
Maior percepção da propaganda online | 11,7 | 9,8 |
Associação com a mensagem | 10,4 | 5,3 |
Disposição favorável à marca | 4,2 | 1,9 |
Intenção de compra | 4,5 | 1,6 |
Ação do Bradesco com Marcelo Adnet:
Por: Larissa Gabrielle