O Vitamina UFF teve o prazer de entrevistar Marylena Gorayeb, Diretora de Mídia da F/Nazca Saatchi & Saatchi. Ela nos conta um pouco da sua trajetória, dá dicas para quem quer se tornar um mídia de sucesso e fala dos desafios e oportunidades que o mercado vai oferecer com os próximos grandes eventos que vão ser realizados no Brasil.
VITAMINA: Fale um pouco da sua formação e da sua carreira.
Marylena: Sou formada em Comunicação Social / Publicidade e pós-graduada em
Marketing pelo IAG/PUC. Ingressei no mercado muito cedo, 2 anos antes de me formar. Comecei estagiando numa agência pequena, quando ainda não sabia ao certo, que área trabalhar. Esta experiência foi importante para conhecer e vivenciar um pouco as oportunidades que uma agência pode oferecer. Neste período comecei a identificar as áreas que eu tinha mais afinidade para perseguir dali pra frente. Mídia era uma delas. A partir daí surgiu à primeira oportunidade. Trabalhei na Ogilvy por mais de 10 anos e foi onde confirmei a minha escolha e consolidei minha carreira. Depois, chegou o momento de mudar e a McCann (hoje WMcCann) foi onde dediquei 11 anos de trabalho e onde alcancei um grande crescimento profissional e pessoal. Por trabalhar em agências multinacionais de grande porte fui capacitada com recursos e ferramentas importantes para minha qualificação e formação. E por atender contas internacionais, tive oportunidade de participar de treinamentos e intercâmbios, inclusive internacionais, que agregaram mais conhecimento e experiência a minha carreira. Agora estou na F/Nazca onde pretendo continuar contribuindo e trocando experiência e conhecimento com minha equipe para melhor desempenho de todos.
V: Poderia nos falar um pouco sobre sua profissão e quais são os desafios diários de um profissional de mídia?
M: O profissional de mídia hoje é bastante valorizado pela importância do seu conhecimento técnico, que se bem aplicado, contribui de forma significativa para a performance da campanha e o alcance dos objetivos dos anunciantes. O maior desafio deste profissional é acompanhar a dinâmica do mercado dos meios de comunicação e do seu respectivo consumo. A entrada e o crescimento da Internet e seus devices criaram novos comportamentos, padrões de consumo e consequentemente novas oportunidades que demandam uma atenção diária do profissional de mídia para acompanhar as mudanças e não perder de vista os consumidores.
V: Qual seu conselho pra quem quer seguir essa área?
M: Estudar, se informar e se atualizar constantemente, perseverar (como em tudo na vida quando se realmente quer alcançar algo) e principalmente gostar.
V: Quais são os requisitos principais para ser um bom profissional de mídia?
M: Além das dicas acima, para ser um bom profissional, independente da área de atuação, considero fundamental para começar dedicação, comprometimento, persistência e pró atividade. A partir daí só o tempo de experiência e a vivência na área é que levará a maturidade e a consolidação do conhecimento, que não deve se limitar apenas a mídia e publicidade, mas também a assuntos gerais e ao entendimento do business dos clientes da agência. O reconhecimento profissional e o sucesso será o resultado da soma de todos estes requisitos.
V: Que dicas você daria para quem está iniciando a faculdade ou mesmo quem já está nos períodos mais avançados e tem dúvidas sobre qual caminho seguir?
M: Concluir a faculdade, mas continuar estudando e se atualizando. Na medida do possível, estagiar antes de se formar. E se houver dúvidas, procurar informação e/ou conversar com pessoas da área.
V: Quais as oportunidades e desafios para a área de mídia com os próximos grandes eventos que serão realizados no Brasil e mais especificamente no Rio, por causa dos jogos olímpicos, ainda mais com a conquista da conta do COB pela F/Nazca?
M: Acredito que o principal desafio para os profissionais da área com a proximidade destes grandes eventos que irão alavancar a nossa cidade e o país, é saber aproveitar o apelo e o valor deste momento para criar oportunidades inovadoras, fortes e relevantes que beneficiem e fortaleçam marcas/anunciantes, tornando-as mais reconhecidas e admiradas.
Por Fernanda Alencar