Quem não gosta de uma novidade, não é mesmo? Sabemos que uma das estratégias de marketing é a reformulação das embalagens, a fim de alavancar as vendas e criar um relacionamento afetuoso com o consumidor. A aparência física do produto, seu rótulo e embalagem são fatores de atração, e quando o consumidor tem uma boa percepção desses itens, ele acaba tendo uma avaliação favorável ao produto, que o leva a decisão de compra.
Um exemplo recente é o Guaraná Antártica Zero. A marca acaba de lançar no mercado uma embalagem limitada do produto. A criação é da estilista Patrícia Bonaldi. Com um design delicado e super feminino, a marca pretende atingir o público feminino, que é o maior consumidor deste tipo de bebida. E ainda, para aproximar mais ainda o público da marca, a escolha da embalagem foi decidida através de uma votação na Fan Page do Guaraná Antártica no Facebook. Foram 10 dias de votação, e a versão ‘Descolada’ venceu perante as outras duas opções. Mais de 14mil pessoas participaram da votação.
As opções:
A vencedora:
Outro exemplo que vem sendo muito repercutido nas redes sociais são as latinhas da Coca Cola Zero. Em agosto, a empresa lançou no mercado brasileiro as latas cujas embalagens contêm o nome dos consumidores. Foram escolhidos os 150 nomes mais populares no Brasil para estampar as embalagens, e quem não teve o nome escolhido podia participar de uma votação na Fan Page da marca para escolher os próximos 50 nomes que seriam estampados nas latinhas. Essa ação faz parte da campanha “Descubra a Sua Coca-Cola”, que foi idealizada na Austrália em 2011, após a empresa constatar que 50% dos adolescentes e jovens adultos daquele país não tinham consumido a bebida em determinado mês. Essa incrível ação de marketing proporciona ao consumidor se ver no produto e se identificar com a marca, contando ainda com a parte da redação, que é bastante pretensiosa, mas de uma forma engraçada.
E quem não quer ter essa latinha com o seu nome para virar item de colecionador?
Novas Idéias. Novas Embalagens.