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Cerveja Duff multiplica vendas e tem futuro promissor

Com um ano recém-completado no mercado brasileiro no dia 17 de novembro, a cerveja Duff – marca inspirada na bebida tomada por Homer Simpsons – tem motivos para comemorar sua chegada ao país. Lançada primeiramente em São Paulo, hoje a marca está em cinco estados (RJ, SC, RS, PR e MG) e tem planos de ampliar sua distribuição em 2013 para o Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Apesar de estar em algumas cidades dessas regiões, a meta é que o produto se estabeleça de forma oficial com o preço de R$ 10,00. Hoje, alguns bares chegam a cobrar o dobro. Ainda assim, a marca tem ganhado seu espaço: são mais de mil pontos de vendas oficiais e, nos últimos 12 meses, a cervejaria SaintBier, responsável por desenvolver a bebida, teve que aumentar em 10 vezes sua produção.

O bom resultado da marca em seu primeiro ano, em um setor bastante competitivo no Brasil, se deve não só a fatores externos a ela – a economia estável do país e o crescimento do consumo das cervejas especiais – mas também à prática de um marketing bastante ousado e sua relação com os Simpsons – desenho que se tornou muito popular não só no Brasil como no mundo – que acaba gerando um forte apelo emocional junto aos consumidores.

Além de ter como principal estratégia de marketing a diminuição do preço do produto, a Duff espera inovar de outras formas. Mesmo recém-lançada, a Duff alterou sua identidade visual com quatro meses de existência, passando da cor vermelha para a verde por uma noite, em comemoração ao St. Patrick’s Day. “Percebemos que cada vez mais as pessoas têm comemorado o feriado irlandês em São Paulo e, durante uma reunião, pensamos nessa possibilidade. O custo de impressão não foi alto, mantivemos o teor puro malte da bebida, e o retorno foi muito bom, além da interação dos consumidores. Quem viu guardou a garrafa, quem não viu ficou curioso”, relembra Bruno Scaravelli, sócio da Duff Brasil.

A estratégia se repetiu em abril, quando a marca realizou o concurso “O Seu Texto na Garrafa”, em que frases dos consumidores foram escolhidas para estampar as embalagens e continuam até hoje. Devido ao sucesso, a ação de Marketing se repetirá no início de dezembro, em uma edição especial “Fim do Mundo”, que vai até o dia 21 de dezembro, data do suposto fim do mundo, segundo o calendário Maia.

A ideia é estreitar cada vez mais o relacionamento com o público. Ao longo de 2012 a Duff lançou kits promocionais, foi a cerveja oficial da festa da Playboy e do São Paulo Boteco Week, desenvolveu aplicativo para celulares e criou concursos culturais no Facebook. “Brincamos que fazemos um Marketing ‘se vira nos 30’. Nosso foco são em campanhas criativas, com baixo custo e grande retorno. É difícil e hoje é nosso grande desafio, mas percebemos que nosso público é moderno, jovem e está 100% online. Por isso mesmo optamos pelas redes sociais, onde a interação é muito maior. A mídia televisiva é muito mais cara e não temos o retorno que o Facebook dá, por exemplo”, avalia Scaravelli.

A Duff foi sem dúvida ‘a cerveja’ de 2012 e tudo aponta para um futuro bastante promissor da marca.

por Flávia Palacio