Skip to main content
AçãoAdvertisingCasesCobertura

O sucesso dos aplicativos nos dispositivos móveis

   O crescimento significativo do número de smartphones e tablets no Brasil vem motivando o aumento do mercado de aplicativos para dispositivos móveis. Existem inúmeros aplicativos disponíveis, e muitos deles são disponibilizados de forma gratuita. Interativos, de grande utilidade e viciantes os apps estão ganhando força em escala mundial. Você saberia dizer qual tipo de aplicativo é o que possui o maior número de downloads do mundo? E o que mais gera receita? A seguir, você poderá conferir se acertou os seus palpites.

   Segundo a empresa Distimo, em pesquisa realizada entre julho de 2010 a julho de 2012, o download de aplicativos do top 100 da Apple App Store dos Estados Unidos cresceu 43% ao passo que o download de aplicativos de redes sociais cresceu 193% no mesmo período. Outro dado apontado pela consultoria é que os Estados Unidos lideram o volume de downloads de apps sociais (20% do total de downloads de aplicativos do país).  Já no Sudeste Asiático e na Europa esse índice não chega a 10%

     Seguindo de perto a tendência norte-americana está o Brasil. Em nosso país, 18% dos aplicativos baixados são de redes sociais. A liderança por aqui foi do Facebook e depois veio o Twitter, o Instagram e as outras redes sociais.  Embora o Facebook tenha sido o aplicativo social mais baixado em valor agregado mundial (no período analisado), o mesmo perdeu espaço para serviços como Viber, e WhatsApp em alguns países específicos.

   A pesquisa divulgada no final de agosto considerou o Instagram um forte concorrente no mercado, pois se tornou o segundo app mais popular pelo mundo a partir de julho de 2011, ao se considerar os valores agregados. Vale ressaltar que em abril de 2012, o Facebook comprou o serviço de filtro e publicação de fotos na internet por US$ 1 bilhão. No mesmo mês, poucos dias antes, ocorreu o lançamento de sua versão para android, o que popularizou ainda mais o acesso ao app que durante dois anos foi exclusivo do iPhone.

                                     

   Já a categoria games é a que mais gera receita em todos os países quando se trata de aplicativos. Um fato que comprova isso são os números da App Store do Brasil. Embora ocupasse antes a última posição de receita entre Estados Unidos, Rússia, México e Turquia, a App Store para iPhone brasileira chegou ao primeiro lugar no índice de crescimento de receita por mês depois de inaugurar em abril deste ano a categoria de jogos, que antes não estava disponível em nosso país.

   Conforme dados da Distimo, o Angrybirds é o aplicativo mais baixado no mundo, contabilizando mais de 600 milhões de downloads. Um outro fenômeno foi o Draw Something. Lançado em 2012, conseguiu em 6 semanas ser baixado mais de 20 milhões de vezes, em 79 países assim como gerar uma receita de 100 mil dólares por dia.

   Dados da empresa de pesquisa Strategy Analytics mostram que nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, os gastos com anúncios em aplicativos para smartphones pelos anunciantes devem superar os gastos em anúncios em display em sites para celulares em 2012. A previsão tem como base o fato dos aplicativos terem se tornado, segundo a pesquisa, a principal forma de distribuição de mídia em celulares nestes locais.

   Conforme conclui o relatório da Strategy Analytics os aplicativos são de extrema importância para a publicidade móvel. Ao mesmo tempo em que são capazes de distribuir conteúdos para milhões de pessoas também podem atuar em conteúdos específicos pros diferentes tipos de usuários. A tendência é que conforme o sucesso dos aplicativos móveis aumente tal mídia será ainda mais usada como meio para a publicidade móvel.


Fontes: Exame, The App Date SP, Mac Magazine, G1,

Por Evelin Silva