Skip to main content
AçãoComunicaçãoPublicidade

Vem pra Rua – Movimento Passe Livre

As recentes manifestações populares em curso em diversas cidades do Brasil (e do mundo, em apoio), iniciadas, a princípio, contra o aumento da tarifa no transporte público através do Movimento Passe Livre, apropriaram-se do jingle da campanha da Fiat Vem pra Rua como canção tema para o clima do momento. A música, que na verdade é uma peça encomendada pela agência Leo Brunett Taylor Made à produtora de áudio S de Samba, está servindo à causa social por convidar a população a sair da inércia e ir pra rua.

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ERDj5OKH0eI]

 

Além de ser cantada durante o protesto como forma de convidar as pessoas de fora para que se unam ao movimento, a música embalou o vídeo produzido a partir de material da TVT, conferindo um tom de convocação popular às imagens do protesto na cidade de São Paulo.

 

[youtube=www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=i3lCMiUAJ90]

 

A dimensão que esses acontecimentos têm tomado está fazendo com que já se fale em uma Revolta do Vinagre  (com direito à página na Wikipédia e tudo)  e  numa comparação com a Primavera Árabe.  As mensagens de apoio nas redes sociais carregam a hashtag #oGIGANTEacordou, referindo-se ao caráter de luta assumido no país. E, vejam só, a imagem escolhida para retratar essa ideia vem, igualmente, do mundo publicitário. Desta vez do anúncio da marca Johnnie Walker.
Movimento Passe Livre

 

Ainda que não houvesse a intenção de estimular movimentos como esse, ficou o exemplo de que publicidade e ativismo social podem caminhar juntos. Uma mensagem bem feita e socialmente útil é capaz de construir uma imagem positiva da marca de forma natural, aproximando-a de seu público. E de quebra, ainda torna o mundo um pouquinho melhor.

 

Por Camilla Brito