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Co-Branding

By 02/07/2013julho 8th, 2013One Comment

Se liga, você sabe o que é Co-Branding?

 

Uma estratégia que vêm sendo muito utilizada no mercado é a Co-Branding, que é a associação entre duas ou mais grandes marcas distintas para realizar uma ação, ou lançar um produto/serviço. Entre as vantagens das ações de Co-Branding, além de trazer ao novo produto um duplo valor agregado para o consumidor, já que gera um produto mais personalizado e com diferencial de mercado, o co-branding possibilita que as marcas envolvidas explorem novos mercados e targets.

 

Para que a ação de certo e tenha sucesso, é necessário considerar a diferenciação das marcas envolvidas, em relação à concorrência, share of market e público, é preciso que as partes envolvidas tenham sinergia, até porque são marcas que podem não ter nada em comum uma com a outra, logo isto requer muito cuidado. A ação precisa ser bem planejada, e o objetivo para ambas as marcas deve ser claro, e deve gerar algo que o consumidor assuma como positivo para ele.

 

Quando se tratam de marcas grandes e bem conhecidas, a parceria tem mais chances de ser bem sucedida.

 

A estratégia vêm sendo utilizada pois é uma saída para a enorme concorrência que as marcas encontram no mercado, e este é um caminho para trazer um diferencial para o consumidor. Os produtos que “nascem” dessa união de marcas se destacam e exploram os melhores traços de cada marca, e por isso o valor agregado é maior. Quando o Co-Branding acontece entre grandes marcas o produto tem uma capacidade maior de se destacar na sua categoria.

 

Quem já fez:

O mundo da moda já é adepto do Co-Branding tem algum tempo, e alguns dos melhores exemplos vêm de lá! Vamos começar citando a Diet Coke que fez parcerias com estilistas amados pelo universo fashion, como Karl Lagerfeld:

 

Co-Branding

 

Já aqui no Brasil, o queridinho Alexandre Herchcovitch é conhecido não só por suas famosas caveirinhas, mas também pelas parcerias que fecha, destacamos aqui a com a band-aid, que foi sucesso de vendas em 2012.

 

Co-Branding

 

A marca de sandálias Melissa, é outra adepta da estratégia. Já foram tantas parcerias com estilistas que perdemos as contas. Entre os designs parceiros encontra-se Viviane Westwood, Pedro Loureço, Irmãos Campana, e a última, também com o criativo da Channel – Karl Lagerfeld.

 

Por Carolina Dellivenneri