David Ogilvy é o publicitário da série Gigantes da Publicidade de hoje. Ele é conhecido como o pai da publicidade moderna, foi um dos pioneiros da comunicação e fundador da agência Ogilvy and Mather. David Ogilvy mostrou que o trabalho de um publicitário vai além de sacadas divertidas com cunho mercadológico. Reza a lenda que, um belo dia, a caminho de sua agência em Nova York, Ogilvy notou um morador de rua com uma placa de papelão improvisada, pendurada no pescoço, e uma lata de alumínio na mão.
A placa dizia “Eu sou cego” e a lata estava completamente vazia. Pensando nisso, David pediu ao morador de rua para fazer uma sútil alteração em seu pedaço de papelão, alterando a atual frase para “É primavera e eu não posso ver”. Mais tarde, no mesmo dia, voltando para casa, passou novamente pelo mendigo e pode perceber que a lata de alumínio, uma vez vazia, estava agora cheia de doações.
Atitudes como esta acima inspiram jovens publicitários até hoje, como os alunos de Complot, escola de criativos, com o projeto “Dreaming the Same”, que visa intervir e potencializar a comunicação dos moradores de rua, a fim de aumentar a visibilidade das condições precárias que essas pessoas vivem e, consequentemente, suas arrecadações.
Ogilvy mostrou que simples ideias podem se tornar grandes estratégias promocionais e, principalmente, que a comunicação precisa ser útil e interessante sem insultar a inteligência do target. Justificando assim, o sucesso da Ogilvy and Mather, que, norteada por esses ideais, se tornou uma das maiores potências mundiais em publicidade com 450 escritórios em 128 países.
Durante sua vida profissional, o Gigante da publicidade criou campanhas icônicas através de técnicas em redação completamente inovadoras, como a da Schweppes, da shell, da Rolls Royce, campanhas governamentais para os Estados Unidos, Inglaterra e Porto Rico, dentre outras. Escreveu, também, dois livros que foram bestseller’s internacionais sobre suas experiências que norteiam a administração de grandes organizações até hoje: “Confessions of an Advertising Man” (1963); “Ogilvy on Advertising” (1983). E para encerrar o post sobre David Ogilvy, nada melhor que usar uma de suas próprias frases: “mantenha em mente que o consumidor não é um idiota. É sua esposa. Não subestime sua inteligência”.
Por Gabriel Zanganelli
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